
Musculação para manter a saúde
Musculação é assunto de jovem “sarado”, certo? Errado. Musculação é tema dos 14 aos 100 anos e deve estar nos planos de todos que pretendem envelhecer com saúde.
Segundo o médico Jaime Cvaigman, sócio do Caiçaras, os benefícios da atividade física são muitos:
“A musculação melhora a massa muscular e o condicionamento cardiovascular, além de melhorar o tônus muscular, fundamental para manter o bom funcionamento da coluna. Uma musculatura rígida segura a coluna em pé. Uma musculatura mole torna as deformidades possíveis, sendo que a escoliose do idoso é uma patologia bastante comum”, afirma.
Cvaigman explica que a atividade é fundamental a partir dos 60 anos para manter o tônus muscular e minimizar a natural perda de altura da terceira idade. “Naturalmente, o idoso diminui de tamanho. A musculação, aliada a atividades aeróbicas e alongamento, evita essa perda”, diz.
O sócio Leo Edward Joseph Albert tem 95 anos e pratica musculação três a quatro vezes por semana. “Quando a gente fica velho, fica mais preguiçoso, mas não pode. A saúde pede atividade física”, diz. Ele conta que faz uma série de aparelhos, mas usa principalmente a bicicleta ergométrica, para fortalecer as pernas: “Tenho que pedalar para andar melhor”.
Vale lembrar que é preciso ser liberado pelo médico para praticar musculação e atividades aeróbicas – pessoas com arritmia e hipertensão, por exemplo, precisam de acompanhamento médico.
Qualquer sócio, dependente ou convidado familiar pode utilizar a sala de musculação. Venha se exercitar também!
Horários de funcionamento: segunda a sexta, das 6h30 às 22h; sábados, de 8h às 19h; domingos e feriados, das 8h às 18h. Para contratar um personal trainer, informe-se na musculação.
- Heloisa Helena Seabra: boa forma sempre
- Peter Lundgren: juventude e determinação
- Anna Luiza Assis: assídua frequentadora