Musculação para manter a saúde

Musculação é assunto de jovem “sarado”, certo? Errado. Musculação é tema dos 14 aos 100 anos e deve estar nos planos de todos que pretendem envelhecer com saúde.

Dr. Jaime Cvaigman
Dr. Jaime Cvaigman

Segundo o médico Jaime Cvaigman, sócio do Caiçaras, os benefícios da atividade física são muitos:

“A musculação melhora a massa muscular e o condicionamento cardiovascular, além de melhorar o tônus muscular, fundamental para manter o bom funcionamento da coluna. Uma musculatura rígida segura a coluna em pé. Uma musculatura mole torna as deformidades possíveis, sendo que a escoliose do idoso é uma patologia bastante comum”, afirma.

Cvaigman explica que a atividade é fundamental a partir dos 60 anos para manter o tônus muscular e minimizar a natural perda de altura da terceira idade. “Naturalmente, o idoso diminui de tamanho. A musculação, aliada a atividades aeróbicas e alongamento, evita essa perda”, diz.

O sócio Leo Edward Joseph Albert tem 95 anos e pratica musculação três a quatro vezes por semana. “Quando a gente fica velho, fica mais preguiçoso, mas não pode. A saúde pede atividade física”, diz. Ele conta que faz uma série de aparelhos, mas usa principalmente a bicicleta ergométrica, para fortalecer as pernas: “Tenho que pedalar para andar melhor”.

Vale lembrar que é preciso ser liberado pelo médico para praticar musculação e atividades aeróbicas – pessoas com arritmia e hipertensão, por exemplo, precisam de acompanhamento médico.

Qualquer sócio, dependente ou convidado familiar pode utilizar a sala de musculação. Venha se exercitar também!

Horários de funcionamento: segunda a sexta, das 6h30 às 22h; sábados, de 8h às 19h; domingos e feriados, das 8h às 18h. Para contratar um personal trainer, informe-se na musculação.