Primeira pesagem: 600kg de lixo a menos em um mês
No primeiro mês de pesagem da coleta seletiva realizada no Ecoponto do clube, o Caiçaras deixou de enviar para aterros sanitários 600kg de resíduos sólidos. Em vez disso, os resíduos foram recolhidos por cooperativas de reciclagem, que desenvolvem o processo de tratamento e enviam os materiais às empresas recicladoras.
Para os próximos meses, espera-se ainda um aumento do volume de resíduos:
“A coleta seletiva é um processo de educação. Com o tempo, as pessoas vão se acostumando a separar e descartar os resíduos corretamente. Hoje, muitos recicláveis ainda vão para os cestos de lixo orgânico. Por isso, nos primeiros meses, a tendência é que haja um aumento no volume total de resíduos. Depois, quando este processo já estiver consolidado, ele deve se manter estável, aumentando apenas em eventos comemorativos”, explica a vice-comodora de Comunicação Beatriz Pantaleão, à frente do projeto.
Vale sempre destacar que a reciclagem auxilia no processo de preservação ambiental, ao mesmo tempo que diminui o uso de recursos naturais para a fabricação de embalagens. Além disso, as cooperativas de reciclagem ajudam a gerar empregos e colaboram para a valorização do trabalho de catadores.