Carpaccio de Polvo no Caíque
Esta semana, o destaque do nosso cardápio do Caíque é o Carpaccio de Polvo.
Escolhido pela chef Andrea Tinoco e preparado pelos chefs do Clube, o Carpaccio de Polvo é cozido em lâminas bem finas e dispostas no prato, temperadas com gotas e raspas da casca do limão, regadas com azeite, salpicadas de pimenta e finalizadas com a rúcula.
O carpaccio foi criado em 1950, por Giuseppe Cipriani, em Veneza, quando a condessa Amália Nani Moncenigo pediu a seu velho amigo que lhe preparasse algo com carne crua, por recomendação de seu médico, que tentava curá-la de uma forte anemia.
O prato recebeu este nome pois na época estava acontecendo na cidade uma exposição das obras do pintor renascentista Vittore Carpaccio, conhecido por usar em suas telas tons de vermelho vivo, lembrando a carne crua.
O molho da receita original, considerado bem simples, levava apenas maionese, gotas de molho inglês, suco de limão, duas colheres de sopa de leite, sal e pimenta-do-reino branca, tudo bem batido para fazer uma emulsão.
Atualmente é fácil encontrar carpaccio com os mais diversos ingredientes, peixe, frutos do mar como polvo, vieiras e camarões, legumes como tomate caqui, palmito pupunha e abobrinha, ou até de frutas. Ou seja, a palavra carpaccio agora designa um tipo de corte, as finas fatias de um alimento.
Para harmonizar com este prato, uma boa pedida é um Sauvignon Blanc fresco. Bom apetite!