15 de dezembro de 2022

Reis e Rainhas do Mar: da piscina do Caiçaras para a prova de Copa

A edição de Copacabana do Rei e Rainha do Mar prometia ser especial, e foi. Encerrando a temporada 2022, o evento reuniu no último domingo, dia 11, 4 mil atletas de diversos lugares do planeta na altura do Posto 5. Não podia faltar, claro, nossos sócios do Caiçaras.

Dentre os alunos da FFS Eventos Esportivos, a escola de natação do Caiçaras, que participaram da prova estavam Debora Finkielsztejn, no Challenge (5km); Fabio Oliveira e Theodor Lowenkron, no Classic (2,5km) e Miriam Homburger, Lucia Weaver, Renata Abtibol e Ricardo Vieira, no Sprint (1km) – Ricardo ficou em 5º lugar de sua categoria.

“Nossos alunos já vêm se preparando há um tempo e, pela sequência de treinos, estão aptos a participar de qualquer travessia que surgir ao longo do ano, mas, para essa prova especialmente, alguns fizeram com a gente uma sessão de 10 treinos específicos de preparo para a realidade da natação no mar, que é bem diferente da natação na piscina”, contou o professor Lincon Duarte, Coordenador Técnico da FFS.

O Rei e Rainha do Mar comemora 13 anos em 2022, e desde sempre é palco para encontro de gerações da natação brasileira. Nesta edição, enquanto os mais novos, de apenas 3 anos, davam suas primeiras braçadas nas águas de Copa, o psiquiatra e psicanalista Theodor Lowenkron, de 75 anos, lembra de uma de suas primeiras participações na prova, quando os nadadores ainda não costumavam usar roupas de neoprene. Ele nadou 4km em águas geladas do Posto 6 ao Leme e teve hipotermia.

“Mas, desta vez, o dia estava ensolarado, a temperatura da água estava agradável, então fiz a prova com tranquilidade”, brinca Theodor, que há cerca de 25 anos faz natação com o grupo de professores do Caiçaras e é a pessoa de maior faixa etária do grupo que participa de provas. “Consegui reduzir significativamente meu desempenho na comparação com meus treinos na piscina, fiz em 1h10m”.

O psiquiatra conta que nada desde criança, seguindo a mãe, na Praia do Flamengo. Pai de três filhos e avô de sete netos, já fez algumas travessias no mar em família, com a filha e o genro. Agora, aposta na nova geração:

“Todos os meus netos já fazem natação, espero nadar com eles”.

Parabéns a todos os atletas!

 

 

O Clube armazena estatísticas de visitas no site para melhorar sua experiência de navegação. Entendi e continuar