Regulamento do Ranking de Tênis
1. Condições gerais:
O ranking de tênis, constituído pelos tenistas do Clube devidamente inscritos e interessados em participar do mesmo, tem o objetivo de incentivar a prática do esporte e de aproximar tenistas de todas as categorias, além de manter os mesmos em atividade.
2. Modelo:
O ranking tem modelo de pontos corridos, atribuídos a cada jogo sorteado ou por desafio, e a jogos de campeonatos internos, pontuando vencedor e perdedor conforme tabela a seguir:
Vitória em jogos sorteados, desafios ou em torneios internos
100 pontos pela vitória + bônus de 50 pontos por cada posição acima*
Bônus por participação em torneios internos
100 pontos pela participação, desde que o tenista entre em quadra e jogue ao menos um ponto
Derrota por WO (ausência após 15 minutos do horário combinado)
-30 pontos
* Definimos “posição acima” como grupos de tenistas com pontuações superiores ou inferiores. Assim, por exemplo, se logo acima de um tenista que esteja na posição 9 estiverem cinco tenistas empatados em 4º e este tenista vencer o jogador de número 3 no ranking, ele terá vencido um tenista 2 posições acima e fará jus a 100 pontos de bônus.
3. Administração do ranking:
O ranking será administrado pela VC de Tênis, com apoio da secretaria de esportes. A administração será responsável por:
3.1. Analisar sugestões levantadas para alteração deste regulamento;
3.2. Resolver casos omissos do regulamento,
3.3. Organizar torneios internos de classes entre os associados,
3.4. Efetuar inclusões e exclusões de tenistas,
3.5. Coordenar as alterações de posições.
A comunicação aos participantes se dará pelo grupo de whatsapp criado para este fim.
4. Início do ranking:
O ranking no modelo pontos corridos terá início a partir de 01 de fevereiro de 2023.
Aos participantes do ranking atual serão designadas pontuações iniciando em 100 para o último colocado, com somatórios de 100 pontos para cada posição acima. Os jogadores que não participarem dos jogos de nivelamento começarão empatados na última posição do ranking.
Os bimestres serão definidos e comunicados ao início de cada ano-calendário.
5. Categorias:
O ranking masculino terá apenas uma categoria (Aberto) e poderá ser subdividido por idade assim que for detectada quantidade de jogadores suficiente. É permitida a participação de tenistas a partir dos 14 anos, com exceções sendo tratadas pela Vice-Comodoria de tênis.
6. Jogos:
Cada jogador deverá jogar 6 vezes por ano através de sorteio, no mínimo. Os jogos de cada bimestre serão sorteados na última semana do bimestre anterior. Todos os jogos sorteados deverão ter seus resultados apresentados até o final do bimestre subsequente.
Os sorteios serão realizados entre jogadores de no máximo 6 posições abaixo e acima de cada tenista. Dessa forma, o 1º colocado pode ser sorteado para jogar com até o sétimo colocado, o 2º colocado pode, além do primeiro colocado, ser sorteado para jogar com até o oitavo colocado, e assim por diante.
Os sorteios buscarão evitar jogos entre os mesmos jogadores num mesmo ano, ainda que isso possa eventualmente ocorrer. Os sorteios também serão dirigidos de modo a que os jogadores não joguem apenas com tenistas em posições acima ou abaixo no ranking por vários meses seguidos.
Se o total de tenistas no ranking for ímpar, um tenista será sorteado para não jogar no modo sorteio naquele bimestre, mas poderá então propor dois desafios (ver abaixo).
Os jogos sorteados serão comunicados a todos e cada par de jogadores deverá definir entre si um horário e avisar à secretaria através do eE-Mail esportesterrestres@caicaras.com.br, para que o balcão de Esportes esteja avisado e a quadra reservada. A secretaria deixará sempre visível no grupo de WhatsApp a disponibilidade de horários e aqueles já tomados.
Além dos jogos por sorteio, cada jogador poderá propor um desafio dirigido por bimestre, com exceção daqueles de pausa para o torneio interno, quando não haverá desafios. O desafiante deverá convocar um adversário até 10 posições acima no ranking. Este convite deve ser feito não diretamente ao adversário, mas sim através de eMail para esportesterrestres@caicaras.com.br, para que possamos registrar as recusas. O jogador desafiado pode recusar-se a jogar, sem com isso perder pontos. No entanto, o jogador desafiado que recusar o desafio não poderá propor um desafio no mesmo bimestre. Por sua vez, o desafiante poderá buscar outro oponente ainda dentro do bimestre. Os desafios marcados serão comunicados no grupo, para que o mesmo jogador não seja envolvido em mais de um desafio.
Ao aceitar o desafio, o desafiado deve devolver, a esportesterrestres@caicaras.com.br, no prazo máximo de 48 horas, três opções de dia e horário, nunca em dias subsequentes e com no máximo um deles em um fim de semana ou feriado. O desafiante então escolherá o horário e dia de sua preferência e o desafio torna-se então oficial.
Além disso, há o que chamamos de “desafio tiro”. Todo sócio tem, durante um ano-calendário, uma chance de desafiar qualquer jogador que esteja acima dele, independente da posição no ranking. A pontuação do “tiro” segue a regra dos demais desafios: 100 pontos pela vitória e 50 pontos para cada posição acima (ver a definição de “posição” no item dois deste regulamento). O sócio pode escolher livremente em qual bimestre, com exceção da pausa para o torneio aberto, ele usará o “tiro”. Se o desafio for recusado, o sócio permanece com o direito ao “tiro”.
Todos os jogos deverão ser realizados em melhor de 3 sets, com set desempate no modelo tie-breaker de 10 pontos. Os horários dos confrontos devem ser combinados entre os desafiantes, obedecendo a disponibilidade de quadras conforme segue, com marcações em intervalos de 90 minutos. O horário combinado deverá ser informado previamente à secretaria para verificar disponibilidade e incluir na programação.
Segunda a sexta-feira: 07:00 às 10h – Quadra 4
Segunda a sexta-feira: 17:00 às 23h – Quadra 4
Segunda a sexta-feira: 20:00 às 23h – Quadra 5
Finais de semana e feriados: 14:00 às 22h – Quadras 4 e 5
Todo jogador, ao ingressar no ranking, fica ciente de que deverá jogar ao menos 1 jogo por bimestre, sob pena de ser excluído do mesmo caso acumule 2 bimestres seguidos de inatividade.
Após o jogo, o resultado deve ser comunicado no Balcão de Esportes. Após a data-limite de cada bimestre, o desafio ou jogo sorteado que não for reportado será dado como não realizado, contando como W.O. duplo.
As bolas de cada jogo serão dadas pelo jogador que estiver abaixo no ranking. No caso de empate em posições, os jogadores dividirão o custo da bola, que ficará para o vencedor, a não ser que ambos decidam algo diferente de comum acordo.
7. Licenciamento/Afastamento:
Em caso de afastamento, por motivo de viagem ou lesão, o jogador deverá comunicar até o sorteio dos desafios do bimestre seguinte. Os desafios já sorteados não poderão ser cancelados, tendo que ser jogado pelo menos 1 ponto para que não seja considerado WO.
A critério da direção, poderá ser solicitada apresentação de comprovação do motivo do pedido de afastamento, que não poderá ser superior a 60 dias. Após esse prazo, o jogador será retirado do ranking, perdendo a posição e pontuação acumulados.
8. Entrada de novos jogadores no ranking:
Qualquer jogador que quiser entrar no ranking com ele em andamento (ie, após os sorteios dos jogos de janeiro) ou no início de novo ano-calendário poderá fazê-lo. O tenista iniciará no fim do ranking.
9. Fechamento e premiação anual:
O ranking finalizará anualmente no segundo domingo de dezembro, quando então será realizado o fechamento e premiação aos 3 primeiros colocados.
O ano seguinte iniciará respeitadas as posições do ano anterior, com a pontuação “zerada”, sendo ao último colocado novamente designados 100 pontos e aos demais acréscimos de 100 pontos, sucessivamente.
A critério da direção, poderá ser realizado torneio de final de ano comemorativo, sem interferência no resultado final, para confraternização e entrega das premiações.
Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão de Tênis.