9 de maio de 2024

Conheça o novo Plano de Paisagismo e seus elementos-chave

Além da continuidade do Plano Diretor de Obras, o Caiçaras dá seguimento ao seu Masterplan de Paisagismo, que tem como objetivo dar identidade e padronização às áreas externas e praças do Clube. Com projeto e consultoria do Escritório de Paisagismo Burle Marx, conta a Diretora de Paisagismo, Patrícia Carmo, o plano se divide em três etapas: o trecho de adoção, localizado entre as duas portarias, que já foi executado; as Praças do Tênis e da Administração, e a Reforma do Parquinho, ambas em fase de projeto para futuramente entrar no Plano Diretor de Obras.

O projeto de Paisagismo contempla toda uma reorganização da pavimentação externa, explica o engenheiro Custódio Oliveira, gerente de Obras do Caiçaras, ressaltando que, atualmente, ela é composta por diversos elementos:

“O Masterplan de Paisagismo define essa pavimentação de todas as áreas em dois elementos básicos: piso de bloco intertravado e pedra portuguesa, principalmente nas praças. Nas áreas verdes, o destaque é para a padronização dos elementos vegetais e o plantio de espécies mais adequadas às áreas mais sombreadas ou com mais sol. Haverá uma renovação gradual, sempre baseada em critérios técnicos de adequação das plantas conforme as características de cada trecho”, destaca Custódio.

O projeto para o Parquinho prevê piso emborrachado, garantindo o amortecimento de impacto, e brinquedos inovadores e contemporâneos projetados para proporcionar experiências ao ar livre mais atrativas e estimular o desenvolvimento infantil de forma segura e divertida.

O Escritório Burle Marx também foi mobilizado para contribuir em outras áreas, vide o espaço da Churrasqueira, que já está em processo de execução. O arquiteto associado do Escritório, Júlio Ono, destaca que a ideia principal foi ordenar e valorizar o entorno da Churrasqueira, para que os usuários pudessem contemplar a paisagem de entorno e ao mesmo tempo integrar visualmente os espaços de uso comum, como as quadras, o espaço Ramiro e a ducha.

“Os jardins foram revitalizados de forma a liberar a visão tanto de quem está dentro da Churrasqueira, quanto de quem está circulando pelo espaço, liberando uma perspectiva visual do espelho d’água da Lagoa Rodrigo de Freitas. Foi pensado um grupo de arbustos baixos (Philodendron wilsonii) para compor com os caminhos sugeridos, assim como um grupamento de palmeiras de médio porte, com a copa mais delicada (Carpentaria acuminata) para criar um ponto focal vertical no jardim”, conta Ono.

Ele também explica que, neste novo ordenamento do jardim no entorno da Churrasqueira, foi necessário reposicionar alguns indivíduos vegetais.

“Destaque para a palmeira triangular (Dypsis decaryi), que foi transplantada para o canteiro junto à Lagoa, próximo de outras palmeiras da mesma espécie, seguindo o conceito de agrupar as plantas como forma de realçar suas características naturais, seus volumes e texturas, suas cores, frutificações e florações”, completa. Junto à essa mesma área também foram plantadas mudas de pau-brasil (recebidas de doação), que no futuro irão sombrear e embelezar esse especial recanto de contemplação”.

O Clube armazena estatísticas de visitas no site para melhorar sua experiência de navegação. Entendi e continuar