Carta do Comodoro – Unidade e propósito após as Eleições no Clube
As eleições do dia 08 de junho para o Conselho Deliberativo transcorreram tranquilamente, com a Comodoria provendo a estrutura necessária para a votação, como é sua obrigação.
Embora atualmente esteja licenciado do Conselho Deliberativo, participei das últimas eleições apoiando a Chapa que foi eleita. Minha perspectiva, como alguém comprometido com o Estatuto e com as Resoluções do Conselho, é de que a atual Gestão do Clube atingiu um ponto de equilíbrio que tem se mostrado muito positivo.
Nesse contexto, observei muitas propostas que considero bem-intencionadas e voltadas ao aperfeiçoamento da governança, mas que demandam uma reflexão cuidadosa. É fundamental que eventuais mudanças não acrescentem camadas excessivas de burocracia que possam dificultar a gestão cotidiana, comprometer a funcionalidade e a agilidade necessárias à boa condução do Clube, cujo objetivo maior é prestar o melhor serviço aos associados, seus familiares e convidados.
O espírito da associação ao Clube está profundamente ligado ao convívio harmonioso, em um ambiente seguro, acolhedor e prazeroso. Por isso, é importante que decisões e propostas com potencial de gerar divisões internas sejam analisadas com sensibilidade, levando em conta não apenas seus méritos técnicos, mas também seus impactos sobre a convivência entre os sócios. Ideias que à primeira vista parecem inovadoras podem, se não forem bem calibradas, comprometer a coesão social — uma das maiores riquezas do nosso Clube.
Somos subordinados a uma Governança que julgamos excelente, mas que sempre pode e deve ser aperfeiçoada no âmbito do Conselho Deliberativo. Sabemos que muitos sócios não estão familiarizados com os detalhes desse funcionamento, o que é compreensível: as alçadas de aprovação de gastos são bem delineadas, todas as despesas discricionárias acima de certo valor têm concorrência obrigatória e processos e resultados públicos, temos um limite estatutário de gastos com pessoal, as atas de reunião ficam no site do Caiçaras para consulta pelos sócios, os contratos do Clube são auditados por firma externa contratada para este propósito específico etc etc etc.
Não é burocracia, pelo menos até aqui. São estas regras que permitiram ao nosso Caiçaras ter R$ 50 milhões em patrimônio, ter receita de custeio que cubra com sobras as despesas de custeio, realizar obras de melhoria e ainda assim terminar cada ano com saldo no banco maior que no ano anterior. Nos esforçamos muito, claro. Mas os freios e contrapesos de nosso regramento funcionam bem e isso facilita muito nossa tarefa.
Passadas as eleições, seguirei nas minhas funções de Comodoro-Geral, das quais nunca me descuidei, enquanto os Conselheiros eleitos assumem suas cadeiras e passam a participar do dia a dia do Conselho Deliberativo de acordo com sua consciência, visão de mundo e experiências pessoais. Pessoalmente, jamais acessarei uma ata de reunião para verificar como votaram – que atuem de acordo com seu melhor julgamento e permaneçam meus grandes amigos. A eles desejo sucesso, pois seu êxito tem relação direta com nossa experiência diária no Clube.
Alguns debates suscitados pelas eleições, entretanto, tocam o Conselho Diretor. Com humildade e desejo de servir a todos, vamos avaliar as ideias e buscar melhorar naquilo que pudermos e que contribua para o bem do Clube. O Conselho Diretor devota, pro-bono, muitas horas semanais ao nosso Caiçaras, com o intuito de torná-lo um lugar cada vez melhor para o Quadro Social. Não acertamos sempre. Nestes casos, não temos compromisso com o erro: ouvimos e ajustamos a rota.
Como diz nosso Estatuto, o objetivo precípuo do Caiçaras é integrar o quadro social em perfeita comunidade. Por isso, talvez valha tirarmos férias de política de Clube por uns dias, deixar a temperatura baixar e fazermos aqui apenas aquilo que nos alegra. Nós do Conselho Diretor seguiremos trabalhando por vocês. E não tenham dúvida: estaremos ouvindo, dialogando e nos ajustando, naquilo que nos compete, para que o Quadro Social seja cada vez mais feliz no Caiçaras.
Evandil Bandeira Junior
Comodoro