10 de julho de 2025

Atletas do Caiçaras brilham no ITF 400 e levam o nome do clube ao pódio internacional

O tênis de alto rendimento do Clube dos Caiçaras vive um momento de destaque. Na última semana, alguns sócios atletas conquistaram títulos no ITF 400 – International Tennis Federation, realizado no Rio de Janeiro, consolidando o nome do clube no cenário do tênis mundial sênior.

Nicola Siri, Lorenzo Cazzoli e Irene Werneck são alguns dos que foram campeões em suas categorias e comemoraram o feito com orgulho e espírito esportivo. Nicola, que veio do futebol — foi jogador profissional na Itália — conta que, como bom italiano, também sempre jogou tênis, mas somente no Brasil — mais precisamente, no Caiçaras — agarrou a chance de se dedicar de verdade ao esporte. “Comecei as aulas aqui, com o professor Eldon, depois com o professor Hélio. Tenho jogado em dupla com o Lorenzo Cazzoli e é uma parceria muito especial — fomos dupla número 1 do circuito carioca por dois anos seguidos e agora conquistamos o ITF 400, na categoria 50 anos”, conta.

Já na LITA, ele joga com Gustavo Ramos. “O sarrafo fica mais alto, porque ele é um jogador extraordinário. Acho que minha maior qualidade é saber escolher muito bem os parceiros. Jogo com esses monstros sagrados — eles são os verdadeiros jogadores e eu sou um ótimo parceiro. Agora estamos no LITA, já ganhamos os dois primeiros desafios e estou confiante de que vamos rumo ao título.”

Modesto, Lorenzo inicia a entrevista informando que é jogador de 2a classe. “Os campeões do clube são outros”. Ele também iniciou no esporte na Itália, ainda criança, mas retomou a prática com regularidade ao entrar no Caiçaras em 2012. “O clube reacendeu minha paixão pelo tênis. Era só torneio interno até cinco anos atrás, mas agora participo de competições por toda a cidade. Ganhar o ITF com o Nicola foi incrível”, relata. Atualmente, ele ocupa a 4ª posição no ranking interno do clube e segue focado em melhorar o condicionamento físico para seguir competindo.

Já Irene Werneck, que conquistou o título de simples e duplas no ITF 400 da semana passada, é uma veterana nas quadras do Caiçaras. Treinando no Caiçaras desde 1995, soma seis títulos brasileiros de simples e duplas, além de dois campeonatos sul-americanos. “O tênis é um esporte muito complexo e desafiador. Muito treino, preparo físico. Jogo com parceiros diferentes, o que tem sido fator fundamental para que meu jogo seja competitivo e feliz”, destaca Irene, lembrando que a atleta Ana Luisa Santos também foi campeã de simples e de duplas no ITF.

Com talento, disciplina e paixão pelo esporte, os atletas do Caiçaras seguem fazendo história — e inspirando novos jogadores dentro e fora das quadras do clube.

Na foto principal, Nicola Siri, Irene Werneck e Lorenzo Cazzoli, campeões em suas categorias no ITF 400, semana passada

 

Lorenzo Cazzoli e Nicola Siri

O Clube armazena estatísticas de visitas no site para melhorar sua experiência de navegação. Entendi e continuar