28 de março de 2024

A Vida na Ilha: Elas no Tênis – atletas experientes inspiram as ‘novatas’

Elas desmarcaram todos os seus compromissos pessoais dos dias 16, 17, 23, 26 e 27  de março. Porque, nestes dias, as quadras de tênis do Caiçaras pertenciam a elas: as 22 mulheres que participaram do Torneio de Duplas Femininas de Tênis. Quem ganhou e quem perdeu? Isso é importante, mas não é tudo. Das atletas iniciantes às experientes e vitoriosas tenistas, elas fizeram duplas, se enfrentaram e, mais importante, se conheceram e se divertiram juntas.

“Sou sócia há 30 anos, jogo tênis há 40, e me surpreendi com o número de novatas interessadas pelo esporte! Sócias que eu nem sabia que jogavam tênis!” disse Dulce Botto.

Com sua parceira Irene Werneck, Dulce coleciona algumas medalhas de torneios nacionais e internacionais. Mas diz que o formato deste torneio conseguiu o mais importante: a união e o engajamento das sócias que jogam tênis no clube.

“O Gustavo e o Flavio conseguiram reunir 24 mulheres de níveis diferentes, pegando essa ideia de juntar uma jogadora ‘forte’ e outra mais inexperiente para formar duplas, com vários jogos no mesmo dia, permitindo que todas se conhecessem e se formassem novas possibilidades de parcerias. Ganhei e perdi, mas foi muito divertido”, conta Dulce.

Bianca Gamboa era uma das novatas. Ela joga tênis há 3 anos – faz parte do grupo de associados que buscou, na pandemia, um esporte ao ar livre, sem contato pessoal.

“Confesso que fiquei receosa de participar, com aquele pensamento ‘será que vou atrapalhar?’, mas me surpreendi. Só encontrei mulheres super incentivadoras e em nenhum momento me senti pressionada. Adorei conhecer as pessoas. E quem joga muito bem acabou ‘encurtando os braços’ para contribuir com o equilíbrio do jogo”, brinca.

O Comodoro Evandil Bandeira elogiou o formato inovador do torneio:

“Estive presente nos dois finais de semana do torneio e pude acompanhar a alegria das meninas. Montamos um lounge no Ombrelone do Tênis e servimos frutas, isotônicos, água e comidinhas para o pós jogo. Desta forma, estamos integrando os sócios através do esporte. Agradeço a participação de todas”.

A partir do torneio, começa a ser criado o Ranking Feminino. O VC de Tênis, Gustavo Ramos, ressalta que, depois de a criação do ranking ter atraído os tenistas da categoria masculino, a expectativa é que tenha a mesma consequência entre as mulheres.

Dulce destaca que é importante que esse modelo de evento se replique também para as crianças e adolescentes, para incentivar a galera mais jovem e garantir a renovação no esporte:

“Tivemos duas jogadoras de 80 anos, quatro de uns 60, algumas na faixa 30-50 e apenas duas de 20 e poucos anos. Agora, estamos esperando as de 15”, convida.

 

Na foto: Ana Bianca Pardellas, Camila Fucs, Doris Benveniste, Evandil Bandeira, Flavia Glatt, Dulce Botto, Irene Werneck, Lilian Lontra, Sonia Mettrau, Nathalia Delmonte, Marcella Cohen, Alinne Brunoni e Gustavo Ramos (parte do grupo que jogou no primeiro fim de semana).

 

 

O Clube armazena estatísticas de visitas no site para melhorar sua experiência de navegação. Entendi e continuar