A VIDA NA ILHA: Escolinha de futebol, a volta às aulas que todo mundo esperava
Outubro de 2023: Pedro recupera a bola, dribla a zaga e balança a rede! Gooool do Time Caiçaras! Como se fosse o Brasil na final da Copa do Mundo, o pai – nosso VC de Esportes Terrestres, Fernando Cavaleiro – chora de emoção. Ao se ver torcendo pelo filho, atualmente com 8 anos, em seu primeiro campeonato, ele enxergou seu próprio pai, torcendo por ele, quando também era um menino.
Pedro, que está matriculado na Escola de Futebol Caiçaras há dois anos e foi escalado para o Time Caiçaras no ano passado, já não via a hora desta volta às aulas após o recesso de fim de ano. Desde o dia 10 de janeiro, a garotada já está treinando novamente. São 290 alunos de 3 a 16 anos, em 30 turmas, nos variados horários.
Na equipe, são 7 professores, todos com formação universitária e capacitações em cursos grandes, como as da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e CBFS (Confederação Brasileira de Futsal), conta o ex-jogador de futebol Diego Batalha, da DB Sports, que coordena a Escola de Futebol do Caiçaras.
“Temos uma escolinha forte e uma equipe mais ainda. Nossas expectativas são seguir educando da melhor forma, trazer mais títulos para o clube – em 2023, foram 9! – e que, quando os anos se passarem, nossos alunos se lembrem da maravilhosa experiência que tiveram conosco”, diz Diego.
Fernando, como VC de Esportes Terrestres, mas principalmente como pai de um aluno, ressalta que o mais importante da escolinha é o valor que a equipe profissional dá às amizades e ao respeito pelo adversário.
“Os professores têm um papel fundamental nesse amor das crianças pelo esporte. São muito atentos à metodologia, ao aprimoramento técnico, mas também ao desenvolvimento pessoal. Não à toa, arrisco dizer que é a escolinha mais procurada do Rio. Professores e alunos vestem a camisa do clube, reforçam nossa identidade”.