A Vida na Ilha: Nos bastidores, a afinada equipe de Manutenção
Quando lembramos da tarde agradável na piscina do clube com os amigos, da alegria das crianças no Parquinho, ou do show agradável que curtimos no Happy-Hour, pode até nos vir à mente o salva-vidas que acompanhou cada braçada, os recreadores que brincaram com nossos filhos ou o artista que cantou aquela linda canção. Mas poucos de nós percebemos que, para que essa magia aconteça, são muitos os profissionais que atuaram nos bastidores, fundamentais para a experiência final que o sócio levará na memória: a nossa querida Equipe da Manutenção.
Trata-se de uma grande operação logística que começa com pelo menos 15 profissionais, dentre pedreiros, pintores, marceneiro, serralheiro e eletricistas-bombeiros. Eles cumprem uma rotina azeitada de manutenções preventivas, antecipando-se à possibilidade de imprevistos. Mas também há as manutenções corretivas, muitas delas urgentes – normalmente corrigidas antes mesmo que um sócio perceba.
Uma voltinha agora pelo clube com um olhar atento e você vai perceber a presença de nossos profissionais de Manutenção: na reforma da sala dos professores de tênis, na troca da madeira da ponte de serviço, na revitalização das mesas e cadeiras da Náutica, na criação de arquibancadas para o Campão ou na separação de materiais recicláveis e orgânicos do Ecoponto, já que agora o Plano de Gestão de Resíduos do Caiçaras é totalmente gerido pela equipe interna (deu para perceber o orgulho?).
À frente desta valorosa turma, vem nosso Gerente de Manutenção, Jorge Carvalho. Profissional experiente, quando se juntou à Família Caiçaras, há quatro anos, já tinha em seu currículo a participação em grandes obras, como as do AquaRio, Centro Aquático Maria Lenk, Parque Madureira e grandes condomínios. Ele conta que está muito feliz de ver que o Clube tem uma gestão cada vez mais profissional:
“Hoje podemos falar que o clube é uma empresa, com metodologias e processos implantados, planejamento e capacidade técnica de funcionários. Existe cobrança com a qualidade do trabalho e também, por outro lado, investimento num ambiente sadio, que proporcione qualidade de vida aos profissionais”, ressalta Jorge.
Na equipe, algumas figuras já são folclóricas. Como o Mamão, nascido com o nome de batismo de Jorge Luiz. Além de braço-direito do Gerente Jorge Carvalho, supervisionando toda a rotina da equipe, ele é Papai Noel nas horas vagas! Na Festa de Natal dos Funcionários do Caiçaras, o carrinho de golfe vira trenó e lá vai ele distribuir presentes.
Ou o marceneiro José Fernandes, conhecido como Fernandes: um senhorzinho com 30 anos de casa que parece um pouquinho rabugento, reclamando quando surgem demandas de última hora. Quinze minutos depois, conta Jorge, o serviço está não somente pronto, mas feito com nível de excelência.
Seja quando um novo dia começa ou quando mais um dia termina no Caiçaras, luz, câmera, ação: a equipe de Manutenção já está a postos.