A VIDA NA ILHA | Tradição e ‘espírito aloha’: início da canoa havaiana no Caiçaras
Após duas aulas experimentais realizadas nos últimos dois sábados, o Caiçaras deu as boas-vindas à nova turma de canoa havaiana, modalidade também conhecida como va’a. Não é apenas a introdução de um novo esporte, mas a celebração de uma tradição rica em união, respeito e harmonia com a natureza. A turma é formada por pessoas de todas as idades, dos 7 aos 90.
O professor Claudiomar Iung, carinhosamente chamado de Formiga, traz uma trajetória inspiradora. Ex-atleta de renome do remo olímpico pelo Flamengo, com prêmios como bronze nos Jogos Pan-Americanos, seis títulos sul-americanos e cinco brasileiros, ele migrou para a canoa havaiana há dez anos. Hoje, a rede Formiga Va’a conta com 11 bases em locais como Espírito Santo, Florianópolis, Salvador e Fernando de Noronha.
“A chegada da canoa havaiana ao Caiçaras foi uma surpresa positiva. Não que eu não esperasse, pois a modalidade está em alta. É um esporte democrático, que pode ser praticado por pessoas de todas as idades e tipos físicos, seja como lazer ou esporte de alto rendimento”, comenta o professor.
A adesão no Caiçaras foi surpreendente. “Nas aulas experimentais tivemos mais de 20 alunos e cerca de 10 já estão matriculados. O clube é um paraíso, especialmente visto da Lagoa para dentro. As águas têm estado transparentes, com visibilidade de 4 a 5 metros de profundidade. As pessoas estão maravilhadas.”
Um dos diferenciais da canoa havaiana é a tradição de remar em grupo, conectando-se com a natureza e valorizando o espírito aloha, que enaltece a união e o respeito. “Nesta modalidade, você já inicia na canoa, em contato direto com a água e a natureza”, destaca Formiga.
Alessandra Lagun, nossa VC de Comunicação, já conhecida pela turma do beach tennis, foi uma das alunas das aulas experimentais e está matriculada para as aulas:
“No primeiro sábado fiquei receosa por conta de um problema de coluna, mas me surpreendi! Com o posicionamento correto, fiz duas aulas sem dor. Esse exercício de manhã, com a remada em equipe, traz bom humor! E o espaço da Náutica está cada dia melhor. Recomendo a todos que experimentem!”
Aloha!