Arroz de Pato no Caíque
Esta semana, destacamos mais um prato do nosso cardápio do Caíque. Trata-se do Arroz de Pato.
Escolhido pela chef Andrea Tinoco e preparado pelos chefs do Clube, o prato é composto por arroz, coxa de pato confitada e desfiada, paio, azeitonas e cebola crocante na páprica.
Acredita-se que a primeira preparação do arroz de pato aconteceu em Portugal, no seminário de Braga, o mais antigo do país. Essa cidade foi fundada por romanos por volta de 16 a.C. Além disso, ela é reconhecida por sua incomparável habilidade na gastronomia.
Inicialmente, a receita era feita a partir de patos selvagens. Também há quem diga que ela surgiu como uma alternativa para reaproveitar alimentos sem utilidade. Mas ela acabou se tornando muito famosa, sobretudo pela textura da carne de pato. Afinal, ela é muito macia e traz um sabor marcante ao paladar.
Com isso, o arroz de pato foi admirado e ganhou espaço na culinária de diversos restaurantes. Hoje ele é uma iguaria sofisticada e com grande destaque na gastronomia portuguesa. Por essa razão, ainda é um dos principais acompanhamentos dos tradicionais pratos lusitanos.
Um vinho da adega do Clube é a pedida certa para complementar e realçar o sabor deste prato. Sem dúvida, uma boa pedida! Venha provar!