Bolo de aipim no cardápio do Caíque
Esta semana, destacamos uma sobremesa do nosso cardápio do Caíque. Trata-se do Bolo de aipim.
Escolhida pela Chef Andrea Tinoco e preparada pelos chefs do Clube, a sobremesa é composta por bolo de aipim e acompanha sorvete de queijo e doce de leite quente.
O bolo de aipim é uma iguaria da culinária brasileira. A receita tem origem indígena e está relacionada ao cultivo da mandioca na bacia tropical do Rio Amazonas. Aipim é a chamada mandioca de mesa. A denominação desse alimento tão frequente na mesa dos brasileiros – cozido, frito ou compondo diversos pratos varia pelas regiões do país.
No Sul e Sudeste, é mais conhecido como mandioca, sendo que no Rio de Janeiro também é encontrado como aipim. Já no Norte e Nordeste, é macaxeira ou aipim.
O aipim é utilizado para fazer receitas doces e salgadas. O bolo de mandioca ou comumente chamado de bolo de aipim, é um dos mais consumidos no nordeste e no norte do Brasil.
É uma pedida de sobremesa que lembra inicialmente o ambiente das festas juninas, mas que, certamente, é perfeita para qualquer estação do ano, porque une o frio, o quente e o doce ao mesmo tempo.
O Bolo de aipim por si só já é uma delícia, imagine com sorvete de queijo e calda de doce de leite quente!
Apesar do conjunto de ingredientes simples, esta sobremesa se tornou uma preferência entre todos que a experimentam no Clube, tendo se tornado uma unanimidade gourmet. Seu sabor e a sua textura surpreendem! É uma sobremesa para fechar com chave de ouro qualquer refeição. Venha provar!