Camarão VM à Pomme D’or no Caíque
Esta semana, destacamos mais um prato do nosso cardápio do Caíque. Trata-se do clássico Camarão VM a Pomme D’or (Camarões à moda Maçãs de Ouro)
Os camarões pertencem ao grupo dos crustáceos, o mesmo ao qual pertencem os caranguejos, siris e lagostas. A palavra “camarão” tem origem no latim cammarus, que, por sua vez, surgiu a partir do grego kámmaros (“lagosta”). Aqui no Brasil, são muito consumidos o camarão-branco (Penaeus schmitti), o camarão-vermelho (Penaeus subtilis) e o camarão-rosa (Penaeus brasiliensis e Penaeus paulensis), todos nativos do nosso litoral.
O camarão foi o primeiro alimento descrito na história do Brasil, por Pero Vaz de Caminha. Intensivamente caçado, o camarão está protegido de extinção por sua fertilidade e pela criação em cativeiro, o principal produto de aquicultura no Brasil.
Muita proteína e pouca gordura fazem do camarão um alimento muito procurado. Entre as diversas modalidades de estilo na sua preparação, escolhido pela Chef Andrea Tinoco, está o nosso clássico Camarão VM a Pomme D’or, muito apreciado pelos associados. Feito pelos chefs do Clube, o prato leva camarão, cebola, alho, vinho branco, creme de leite, maças, noz-moscada, manteiga, sal, pimenta do reino e salsinha. Acompanha também arroz de amêndoas.
Para realçar ainda mais este prazer da boa mesa, a recomendação de nossa chefe é o acompanhamento de uma boa taça de vinho branco, que poderá ser escolhido entre as inúmeras opções da adega de nosso Restaurante Caíque.
É um prato na medida certa e uma boa pedida tanto para almoço quanto para o jantar! Bom apetite!