Campeonato por Equipes Luiz Cabeleira: veja como foi
No último final de semana, 31 de agosto e 1 de setembro, o Caiçaras foi palco da primeira edição do Campeonato por Equipes Luiz Cabeleira.
O evento contou com excelente nível técnico, com velejadores de diversos estados e juízes muito experientes, de nível olímpico.
Doze equipes participaram das regatas, sendo duas do Yacht Club Santo Amaro, de São Paulo, e três equipes com velejadores classificados para representar o Brasil no Campeonato Norte-americano, vindas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Brasília, São Paulo e Rio, além de equipes do Iate Clube do Rio de Janeiro, do Clube Naval Charitas, e do próprio Caiçaras.
O campeonato por equipes foi idealizado no formato Round Robin, em que todos competem contra todos, em um total de 66 regatas. As quatro melhores equipes são selecionadas para semifinal e final.
O primeiro dia do campeonato foi de vento fraco, com 18 regatas realizadas. Ao final, teve palestra com Ricardo Lobato, coordenador do campeonato, e com Juan Sienra, coordenador técnico da vela jovem da CBVela e do Comitê Olímpico Brasileiro, que ressaltou a importância deste tipo de campeonato, por equipes, raro no Brasil.
No segundo dia, a entrada da frente fria garantiu ventos mais fortes e constantes, permitindo a realização de mais 30 regatas, além da grande final.
A equipe do Iate Clube do Rio de Janeiro foi a grande campeã, com Joana Gonçalves, Julia Carreirão, Lucas Freitas e Newton Passos. Ela já é tricampeã brasileira e buscará, em 2020, o tetracampeonato.
Em segundo lugar ficou a equipe Noam, formada por Clara Meyer Mateus, Luiz Felipe Amaral, Antonio da Fonte e Luc Le Corre. Estes velejadores foram selecionados para representar o Brasil no Campeonato Norte-americano.
Em terceiro ficou a equipe do Yacht Club Santo Amaro – Thomas Muhle, Pedro Iglesias Perez, Henrique Diniz Lowy, Marina Uegama e Guga Kiessling.
O campeonato tem um troféu transitório que foi entregue à equipe campeã por Luiz Manoel do Nascimento, o “Luiz Cabeleira”, grande homenageado do evento, que discursou sobre sua trajetória de mais de 30 anos junto à classe Optimist. Clique aqui para conferir a história do Luiz Cabeleira.
Durante a premiação, foi lembrado que o velejador e treinador do Caiçaras Luiz Paulo Gonçalves, mais conhecido como Vovô foi quem conduziu a única equipe brasileira a vencer um mundial de Optimist. Um feito histórico para a classe brasileira. Dentre os velejadores da equipe que realizou o feito estava André Aquino, do Caiçaras.
Ao final das regatas, teve também sorteio de brindes oferecidos pela loja de artigos náuticos Ocean Blue.
Ano que vem, será realizada a segunda edição do Campeonato por Equipes Luiz Cabeleira.
Para os pais e crianças interessados na vela, há aulas aos finais de semana e também colônia de férias, realizada entre dezembro e janeiro. Aulas particulares também podem ser agendadas com Nay Carneiro pelo e-mail nayranlagoavela@gmail.com. Venha para a vela!