20 de outubro de 2019

Carta do Comodoro

Prezado Associado​,

O atual Contrato de Locação da Operadora de Alimentos e Bebidas do Clube chegou ao fim e, como não houve entendimento para a renovação do mesmo, decidimos abrir um edital de Licitação. A atual operadora, se tiver interesse, poderá participar deste processo.

Os parâmetros que definimos, e que fazem parte deste novo Edital, estabelecem que o Clube será o Agente regulador da Qualidade da Operação. Esta tarefa é exercida pelo nosso Gerente de Alimentos e Bebidas, com a responsabilidade de fiscalizar, auditar, cobrar e penalizar o operador a respeito dos seguintes itens, entre outros:

  • Padrões de Segurança Alimentar,
  • Limpeza e conservação da Cozinha e seus equipamentos,
  • Padrão e velocidade de atendimento,
  • Formação de cardápio e padronização dos diversos produtos e qualidade dos seus insumos, fichas técnicas dos produtos, custos e qualidades dos insumos e formação dos preços ao consumidor,
  • Qualidade dos utensílios utilizados no setor, tais como louças, talheres, copos, etc.

O Clube disponibiliza todos os equipamentos de cozinha, as instalações locadas e o sistema de controle administrativo e de automação do atendimento. O Operador fornece louças, talheres, toalhas de mesa, jogos americanos, utensílios de cozinha, uniformes e equipamentos de proteção individual para seus funcionários.

Como divulgado, já havíamos iniciado o processo de implantação do novo projeto de remodelação da área de Alimentos e Bebidas. Esta é uma área sensível e complexa, que envolve várias necessidades, interesses e expectativas de nossos associados. O Clube retomará este projeto ao final deste processo de licitação, previsto para 15 de novembro, já com o novo Operador selecionado.

Este é um projeto de longo prazo para melhoria de um serviço que tem sérias deficiências há mais de uma década. Estamos empreendendo um esforço contínuo de aprimoramento e que trará alguns resultados de curto, médio e longo prazos.

O projeto que vem sendo implantado na busca de melhorias e eficiência neste setor compreende várias etapas, além da contratação de consultorias externas com larga experiência na implantação destes projetos e contempla as seguintes fases:

  • Diagnóstico inicial – concluída.
  • Pesquisa qualitativa do setor – concluída.
  • Eliminação de pontos de risco de Segurança Alimentar na Cozinha Central e do Bar – concluída.
  • Desenvolvimento de projeto de remodelação do setor que prevê a Criação da Varanda do Caíque, a transferência do Bar da Piscina para o Aloha com nova cozinha preparada para atender todo o Cardápio da Piscina e a Nova cozinha Central – concluído.
  • Estudo do cardápio da piscina: retirada de itens com baixa demanda, inserção de alguns itens apontados na pesquisa, elaboração das fichas técnicas e composição do custo de cada item e elaboração dos preços de venda – concluída.
  • Estudo do cardápio do Caíque (totalmente novo): Criação de novo menu baseado em estudos feitos sobre o perfil de restaurantes apontados na pesquisa junto aos sócios, elaboração das fichas técnicas e composição do custo de cada item e elaboração dos preços de venda – concluída.
  • Treinamento das equipes de atendimento e cozinha no cardápio do Bar da Piscina – concluída.
  • Implantação do sistema de automação do atendimento na Piscina e no Caíque – em implantação.
  • Implantação do Novo cardápio da Piscina – em implantação.
  • Aprimoramento dos buffets de final de semana, especialmente nos serviços de apresentação, reposição e temperatura. – previsão para dezembro deste ano.
  • Treinamento da equipe de cozinha para o cardápio do Caíque. – previsão para dezembro deste ano.
  • Implantação do novo cardápio do Caíque junto com a inauguração da varanda. – previsão para dezembro deste ano.
  • Conclusão da Obra do Aloha – previsão para abril de 2020.
  • Conclusão da Obra da Área coberta da piscina em substituição ao antigo Bar da Piscina – previsão para maio de 2020.
  • Nova Cozinha Central – previsão para o próximo exercício (maio de 2020 a abril de 2021).
  • Novo Caíque ampliado para receber os buffets de sábados e domingos – previsão para o próximo exercício.

A consultoria contratada para este fim foi escolhida com base na sua bem-sucedida experiência em diversos perfis de Clubes de São Paulo, desde os mais populares como o Palmeiras e o Paulistano, até os mais sofisticados como o Clube de Campo, além de diversos perfis de restaurantes, indo de mais comerciais como o Gula Gula até o Copacabana Palace.

Nosso objetivo é conseguir melhorias progressivas de qualidade em todos os segmentos, especialmente os de segurança alimentar, atendimento ao cliente e qualificação do produto, sem onerar os preços. Temos também que preservar a margem operacional da Operadora para que esta siga motivada a aprimorar seus serviços junto ao Quadro Social do Caiçaras, fundamental para manter o serviço sustentável ao longo do tempo.  O melhor ponto de equilíbrio entre qualidade, preço e margem de lucro da operação é complexo de se atingir, pois as expectativas e necessidades do Quadro Social são muito variadas.

Edital de Licitação já está disponível no site.

Manteremos o quadro Social permanentemente informado a respeito do processo.

Cordiais saudações,

Victor Polonia
Comodoro

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