Sobre coleta seletiva e logística reversa
Pensar no futuro é agir agora e é isso que o Clube dos Caiçaras está fazendo ao implantar seu projeto de Gestão de Resíduos. Com a coleta seletiva e a destinação para a reciclagem e o tratamento dos resíduos, diminuímos a utilização dos aterros sanitários.
Este ano, saiu o ranking dos países que mais reciclam no mundo e, infelizmente, o Brasil, perto das últimas colocações, recicla apenas aproximadamente 3% do seu lixo produzido. No topo, com mais de 60% dos resíduos sólidos urbanos sendo reciclados, está a Alemanha. Nas posições seguintes, estão Coréia do Sul (59%), Áustria (58%), Eslovênia (58%) e Bélgica (55%).
Além do baixo percentual de reciclagem, o Brasil ainda é um enorme produtor de resíduos, tornando-se campeão nesse quesito na América Latina. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a geração de resíduos no país saltou de 71,2 milhões de toneladas em 2010 para 79 milhões em 2019, um aumento de 11%.
Mas temos a oportunidade de ser a geração que vai criar uma nova continuação para essa história. A redução na produção de lixo, a coleta seletiva e uma logística reversa – em que o material descartado pode voltar a ser usado como matéria-prima – são os principais pontos de uma política de gestão de resíduos.
Contamos com todos para ajudar nesse desafio, separando o lixo orgânico, que são encaminhados para a compostagem, e os recicláveis, vendidos para cooperativas de reciclagem. Aqui, também separamos os resíduos de poda de árvores e os rejeitos (tipo de resíduo que não pode ser reciclado, onde a única destinação plausível é o encaminhamento para um aterro sanitário licenciado ambientalmente).
Entenda como funciona a logística reversa:
COLETA DE RECICLÁVEIS: Com o descarte feito corretamente, os recicláveis são vendidos para cooperativas que fazem a separação.
RECICLAGEM: Logo, todo o material reciclado é transformado em matéria-prima para novas embalagens.
INDÚSTRIA: Os produtos são produzidos e embalados.
DISTRIBUIÇÃO: As empresas distribuem os produtos para os comércios.
VAREJO: Nas lojas, os produtos são vendidos.
CONSUMIDOR: Os produtos são consumidos e as embalagens são descartadas corretamente.