Confira o balanço do Programa de Sustentabilidade do Clube dos Caiçaras em 2024
Mais de 19 toneladas de resíduos orgânicos se transformaram em adubo. Mais de 10 toneladas de materiais descartados foram encaminhados para a reciclagem. Em 2024, o Clube dos Caiçaras alcançou resultados impressionantes com seu Programa de Sustentabilidade, que tem como pilar central o Ecoponto.
Nosso Gerente de Manutenção, Jorge Carvalho, explica que, no Ecoponto, o clube promove a separação dos resíduos em três segmentos: orgânico, reciclável e rejeitos, garantindo um destino adequado e sustentável para cada tipo de material.
“Em parceira com três empresas, todo o lixo produzido no clube é retirado de forma sustentável, produzindo adubo, impulsionando a reciclagem e gerando economia de energia, com apenas os rejeitos indo para aterros sanitários credenciados. Estamos impulsionando mudanças significativas para a saúde do planeta”.
Com a parceria com o Ciclo Orgânico, o Clube dos Caiçaras conseguiu desviar dos aterros sanitários 19,2 toneladas de resíduos orgânicos. Esses materiais foram encaminhados para compostagem, transformando-se em adubo. Essa ação evitou a emissão de 14,8 toneladas de gás carbônico, o equivalente ao que seria capturado por 327 árvores ao longo de 10 anos.
Em parceria com o programa Light Recicla, o clube coletou em 2024 e enviou para a reciclagem mais de 10 toneladas de resíduos recicláveis. Isso incluiu: 4 toneladas de papelão; 3,5 toneladas de vidro; 2 toneladas de garrafas PET; 480 kg de metal e 400 kg de plásticos. Essa iniciativa não só contribui para a preservação ambiental, mas também resulta em uma boa economia: o desconto na conta de energia elétrica proporcionado pela reciclagem foi de R$ 6 mil.
Os rejeitos que não podem ser reciclados nem compostados, como os resíduos de banheiros, foram encaminhados para aterros sanitários credenciados por meio da parceria com o RestoEco, garantindo que a destinação fosse feita de forma segura e dentro das normas ambientais.
Em 2025, o clube seguirá comprometido com a proteção do meio ambiente, contribuindo para um futuro mais sustentável e saudável para todos.