Conselho Diretor: gestão que vai além da administração

O Clube dos Caiçaras, com sua rica história e localização privilegiada, não seria o que é hoje sem o trabalho diligente de seus Conselhos Diretores ao longo de seus mais de 90 anos de história. Composto por um Comodoro, um Vice-Comodoro Geral e um time de 11 Vice-Comodorias, esse grupo é o cérebro por trás da administração do Clube, tomando decisões estratégicas e garantindo que as atividades estejam sempre alinhadas aos objetivos estabelecidos.
O Comodoro e o Vice-Comodoro Geral são eleitos por dois anos, podendo ser estendidos por mais dois e, como um prefeito, ele escolhe seu “secretariado”.
“Buscamos sócios com expertise nas diferentes áreas, que militem por suas causas, para assumir as Vice-Comodorias e Diretorias. Todo esse trabalho é pro bono, o sócio não ganha nada para fazê-lo, a não ser um pequeno aumento no número de convites. Neste momento, temos a sorte de ter uma equipe muito coesa. A Ouvidoria também participa da mesa. É uma equipe grande de sócios que se dedicam a administrar o clube da melhor forma possível”, ressalta o Comodoro Evandil Bandeira Jr.
A dinâmica das Vice-Comodorias
A complexidade da administração do Clube é refletida nas diversas Vice-Comodorias, cada uma com um papel específico. Vice-Comodoria de Administração; de Assuntos de Alimentos e Bebidas; de Comunicações; de Esportes Náuticos; de Esportes Terrestres; de Assuntos Financeiros; de Assuntos Jurídicos; de Operações; de Patrimônio e Obras; de Assuntos Sociais e de Assuntos de Tênis fazem o Caiçaras funcionar como uma grande engrenagem. Essas Vice-Comodorias, assessoradas por Diretores, são encarregadas de áreas vitais como por exemplo a gestão financeira, manutenção do patrimônio, promoção de eventos e esportes, e até mesmo da boa convivência social dentro do Clube.
Manutenção com olho no futuro e planejamento financeiro
Para que o Caiçaras continue sendo um lugar agradável e funcional para seus associados, a manutenção das instalações é uma preocupação constante do Conselho Diretor. Isso não se limita à prevenção, mas envolve a implementação de melhorias planejadas que assegurem a inovação, a durabilidade do patrimônio e a qualidade das experiências vividas dentro do Clube, como temos visto com o andamento do Plano Diretor de Obras.
Tudo isso envolve dinheiro, é claro. O Conselho Diretor é responsável pela elaboração do orçamento anual, separando as despesas operacionais dos investimentos em melhorias e manutenção. Este orçamento é apreciado e aprovado pelo Conselho Deliberativo e fiscalizado pelo Conselho Fiscal, garantindo transparência na gestão.
“A verba para o custeio da manutenção vem da mensalidade dos sócios e dos aluguéis de espaços. Já o orçamento de investimento vem da transferência de títulos e da sobra do custeio. Graças ao superávit da verba de custeio, resultado do comprometimento na gestão rigorosa dos recursos no cotidiano, temos tido um caixa robusto para fazer obras de modernização. Tudo isso tem que ser aprovado pelo Conselho Deliberativo e, a cada trimestre, prestamos contas ao Conselho Fiscal. Temos ainda uma auditoria externa, contratada pelo Conselho Fiscal, para auditar todas as contas”, explica Evandil.
Regulamentos Internos: garantindo o bom funcionamento
Além de questões orçamentárias e patrimoniais, o Conselho Diretor também tem um papel importante na criação e aprovação de regulamentos internos que orientam as atividades do Clube. As normas que regem desde a prática de esportes até a realização de eventos sociais têm um impacto direto na experiência do associado.
Em casos de conflitos ou atitudes indesejáveis, o Conselho Diretor também é responsável por monitorar e conduzir os processos disciplinares.
“Essa é a parte que dá mais trabalho. Infelizmente passamos por situações em que fomos obrigados a emitir penas de suspensão para amigos, pois temos o dever de atender e fazer cumprir as demandas que atendam todo o corpo de associados, em detrimento, justo, de algumas preferências ou comportamentos individuais. São ferramentas para manter o clube em paz e harmonia. O objetivo dessas normas é, acima de tudo, assegurar que todos os membros possam desfrutar das nossas dependências com respeito e organização”, lembra Evandil.
A transparência é um princípio fundamental no Caiçaras, e o Conselho Diretor, além desta comunicação semanal aqui na Newsletter, presta contas trimestralmente no Conselho Deliberativo e anualmente em Assembleia Geral, permitindo que os associados acompanhem a gestão financeira do Clube. Além disso, cuida da gestão de recursos humanos, garantindo que a equipe de funcionários esteja bem treinada e motivada para manter a qualidade dos serviços prestados.
“Temos uma população de 1.300 pessoas/dia frequentando nossas quadras, academia, parque aquático e as diversas escolinhas. Nos finais de semana, temos até 1.700 pessoas/dia. Com ferramentas de tecnologia, posso dizer que estamos 24h por dia no clube, em constante comunicação dentro da equipe, muito motivada: Vice-Comodoros, Diretorias e Corpo de Funcionários trabalhando sincronizadamente para que todo o clube – Parque Aquático, quadras esportivas academia, náutica, restaurantes, salões – funcione como um relógio. O Conselho Diretor não é apenas um órgão administrativo, mas um verdadeiro motor que mantém o Clube em movimento”, garante Evandil.