Meta: de 116 caçambas de lixo/mês para duas
Meta de responsabilidade ambiental do Clube dos Caiçaras para 2022: reduzir a quantidade mensal de caçambas de lixo despejado em aterros sanitários de 116 para duas. Para enfrentar os problemas de sustentabilidade do planeta com a emergência que exigem, o Caiçaras começou a desenvolver, em 2021, um Plano de Gestão de Resíduos.
A vice-comodora de Comunicação Beatriz Pantaleão, à frente do projeto, explica que, hoje em dia, todo o lixo do clube é enviado para o Aterro. A partir de janeiro, começam a ser implantadas as medidas para tratamento e destinação ecologicamente responsável:
– Resíduos (embalagens de plástico, papelão, vidro, alumínio): Serão vendidos para cooperativas para serem reciclados.
– Orgânico (resto de comida): Será centrifugado, gerando chorume que pode ser usado como adubo.
– Podas de planta: Atualmente, são cerca de 16 caçambas/mês. As podas serão trituradas no clube e transformadas em adubo.
– Rejeitos (papel higiênico usado, fraldas usadas, plástico sujo de alimentos): Esses são os únicos que continuarão sendo encaminhados para o Aterro.
“Apesar de parecer uma meta desafiadora diante dos hábitos da vida contemporânea, com esforço, é possível obter uma redução expressiva na geração de resíduos e, principalmente, adotar a economia circular, isto é, a ideia de que tudo o que produzimos pode voltar para a produção, através da reciclagem, em vez de virar ‘lixo’”, destaca Beatriz.
Colabore com o novo Plano de Gestão de Resíduos do Caiçaras separando os resíduos recicláveis dos orgânicos!