Destaque do Caíque: Tilápia à Belle Meunière
Esta semana, destacamos um prato do nosso cardápio do Caíque. Trata-se da Tilápia à Belle Meunière.
Escolhida pela chef Andrea Tinoco e preparada pelos chefs do Clube, o prato é composto por filé de tilápia grelhado e acompanha batata cozida e molho feito com manteiga, alcaparras, camarões e champignon.
A França é mundialmente reconhecida por sua culinária e, naturalmente, por suas receitas. Seus pratos, queijos e vinhos são a escolha certa em qualquer lugar do mundo. Esta receita é um clássico da gastronomia francesa e, embora o nome possa parecer difícil, não é tão complicado prepará-lo.
A origem do nome, “Meunière”, significa “esposa do moleiro”, que à época, era a pessoa que operava o moinho, equipamento usado para transformar o trigo em farinha, isso lá no século XIX. Foi justamente nesta época que este prato surgiu: com a fartura de farinha de trigo em casa, as esposas dos moleiros começaram a empanar os peixes antes de fritá-los para que ficassem mais firmes.
Trata-se de um método de cozimento que pode ser utilizado para vários tipos de peixe. Uma variação da receita original, acrescida de alcaparras e camarões, passou a ser chamada “à belle meunière”.
Um vinho branco da adega do Clube é a pedida certa para complementar e realçar o sabor deste prato.
Outra boa pedida tanto para almoço quanto para o jantar! Venha provar!