12 de fevereiro de 2026

Esclarecimentos Institucionais à Comunidade do Clube

Prezados Associados,

Com o compromisso permanente de preservar o ambiente cordial, respeitoso e construtivo que sempre caracterizou nosso Clube, vimos prestar esclarecimentos institucionais em razão de recente comunicação divulgada a um grupo do Quadro Social por membros de uma das chapas inscritas na Secretaria do Clube.

Desde o início, buscamos, de boa-fé, formas de integração e participação daqueles que manifestaram interesse em contribuir com a gestão. No entanto, após avaliações responsáveis e transparentes, concluímos que as proposições apresentadas e os quadros de voluntários sugeridos não se alinhavam com a condução que temos implementado— baseada em reputação ilibada, histórico comprovado de serviços prestados ao Clube e convivência social e esportiva contínua, fundamentos que orientam nossas decisões presentes e a construção do futuro do nosso Clube.

Lamentamos o tom acrimonioso da comunicação distribuída a diversos associados. Como Comodoro e responsável legal pelo Clube, cumpre-me, por dever institucional, esclarecer:

  1. Questões Trabalhistas

O Clube respeita integralmente seus colaboradores e os princípios do Poder Judiciário. Eventuais demandas judiciais fazem parte da realidade de qualquer organização, mas repudiamos tentativas desleais de instrumentalização dos trâmites legais para obtenção de vantagens indevidas. Nossa prática cotidiana demonstra compromisso inequívoco com a valorização profissional, melhorias salariais, benefícios e desenvolvimento de carreira. Buscando sempre dirimir, de forma responsável, as questões que eventualmente surgem, e estamos absolutamente preparados para atender qualquer diligência que possa ocorrer, como é próprio de instituições deste porte.

  1. Aumento de Custos e Quadro de Funcionários

Monitoramos rigorosamente os indicadores de custeio, mantendo o quadro funcional compatível com a expansão das instalações e a elevação do padrão de serviços. Ressalte-se que a taxa de manutenção vem sendo mantida abaixo da inflação, sem prejuízo ao conforto, à segurança e à qualidade da experiência de associados, familiares e convidados. Hoje temos um número de frequência de associados e seus convidados muito maior que nos anos anteriores, demandando um ajuste no quadro de funcionários para preservar o conforto e a qualidade dos serviços prestados.

  1. Aquisição de 1/3 da Ilha

Rejeitamos a caracterização alarmista e imprópria desse tema. O processo vem sendo conduzido de forma responsável, transparente e sob acompanhamento permanente dos Conselhos Fiscal e Deliberativo, conforme determina o Estatuto. Desde 2016, outros Comodoros tentaram resolver esse tema sem qualquer sucesso e não há qualquer risco ao funcionamento do Clube ou à tranquilidade do Quadro Social. Temos, como vários outros Clubes (Paissandu, AABB, Monte Líbano, Clube Militar, Hípica, Flamengo etc), um contrato vigente sem qualquer problema. Ao manifestarmos interesse pela compra deste terreno a autarquia renovou o nosso contrato por 12 meses. Caso não ocorra a transação, nada impede que a renovação seja por um período maior, como sempre foi feito. O Conselho Diretor, apoiado pelo Conselho Deliberativo e Fiscal, sempre foi diligente com essa questão estratégica do Clube.

  1. Plano de Obras

Somos continuidade da gestão iniciada em 2016. Em 2018, elaboramos e aprovamos um Plano Diretor de longo prazo, amplamente apresentado ao Conselho Deliberativo. Desde então, investimos cerca de R$ 28 milhões na modernização e ampliação de aproximadamente 10 mil m² de instalações, além de equipamentos e serviços de alto padrão (academia, áreas administrativas, bares, spa, Barbearia, Salão de Beleza, Terraço Panorâmico, entre outros). Esses avanços refletem uma visão estratégica, consistente e alinhada aos objetivos traçados coletivamente. Tudo isso resulta numa valorização absurda do valor venal dos nossos títulos, com uma fila de pretendentes com 74 pessoas.

Temos, portanto, muito a celebrar. O Conselho Diretor, sob supervisão diligente dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, segue trabalhando com responsabilidade, transparência e dedicação para entregar sempre o melhor ao nosso Quadro Social.

Reafirmamos nosso compromisso com a estabilidade institucional, a boa governança e a convivência respeitosa que fazem do nosso Clube uma referência.

Cordialmente,

Evandil Bandeira Junior

O Clube armazena estatísticas de visitas no site para melhorar sua experiência de navegação. Entendi e continuar