Esporte é vida: por dentro da natação

Dia 26 de outubro, sábado, tem Caiçaras Open de Natação. A disputa é aberta a todos os associados a partir de 5 anos, inclusive os que não são alunos da escolinha de natação. As inscrições custam R$ 20 e seguem até quarta, 23/10.

Mas você sabe o quanto a natação é boa para a saúde e a mente? Conversamos com Fabio Sbané, diretor da FFS, que coordena a escolinha de natação do Caiçaras, para nossa coluna “Esporte é Vida”. Confira a entrevista:

Benefícios para a saúde
“A natação melhora a capacidade cardiorrespiratória, o tônus, a coordenação, o equilíbrio, a agilidade, a força, a velocidade; desenvolve habilidades psicomotoras como a lateralidade, as percepções tátil, auditiva e visual, as noções espacial, temporal e de ritmo; ajuda também na sociabilidade e autoconfiança”.

Esporte até para bebês
“A natação é o esporte que pode fazer parte da vida da criança logo nos primeiros meses. É praticada de forma lúdica e recreativa, sem compromisso com as técnicas, para uma adaptação ao meio líquido.

Esse esporte contribui para desenvolvimento do ser humano, nos aspectos cognitivo, emocional e social. Também é incontestável a eficácia e a eficiência da natação para a melhoria do aspecto físico e da postura, essenciais para o desenvolvimento motor do bebê.

Na natação, a criança pode experimentar os movimentos novos que aprende sem traumas de um tombo, pode rolar, movimentar perninhas e bracinhos. Além de tudo, a água aquecida é um meio aconchegante.”

Categorias do esporte
“Nossa natação adulto é dividida em três categorias. A dos iniciantes tem aulas individuais para o aprendizado dos nados e para superar qualquer trauma ocorrido na água. A segunda é o condicionamento, para adultos que buscam a manutenção do seu trabalho aeróbio e demais valências físicas. Por último, o treinamento, para adultos que, além do condicionamento, desejam treinos mais competitivos, buscando participações em maratonas aquáticas, triatlo, competições pelas federações, entre outras”.

Remédio contra a ansiedade
“Do ponto de vista social, é um oásis para problemas cotidianos e de ansiedade. Permite o desenvolvimento de valores muito positivos, como a perseverança, a liderança, a participação em grupos e a tenacidade”.

Quem pode participar?
“Pessoas dos seis meses até a maturidade. Quando há restrições físicas, as mesmas são avaliadas através dos atestados médicos”.

Metodologia dos treinos
“As aulas infantis têm como principal objetivo a ludicidade. Para adultos, os objetivos são o condicionamento físico e o aprimoramento das técnicas. Em um estágio mais avançado para crianças e adultos, desenvolvemos o trabalho de treinamento físico, no qual os treinos são todos periodizados”.

Socialização
“Tanto na esfera infantil como para adultos, os praticantes se relacionam de forma harmoniosa e alegre, entre eles e também com nossa equipe docente”.

Evolução no esporte
“As aulas começam com a turma de bebê, que compreende a faixa etária dos 6 meses até aos 3 anos. Dominando os objetivos, o aluno passa para a turma de adaptação, aprendizado 1, aprendizado 2, aperfeiçoamento 1, aperfeiçoamento 2 e equipe Caiçaras.

Na turma de adulto, os iniciantes aprendem em aulas particulares, e alunos intermediários ou avançados escolhem qual programa querem seguir, ou do condicionamento físico ou treinamento, podendo participar de competições representando o Clube dos Caiçaras”.

Competições
“Estamos fechando 2019 com dois projetos internos: Raia Rápida, no qual os alunos buscam os seus melhores tempos para integrar a equipe Caiçaras, e o Caiçaras Open de Natação, que será aberto para todos os associados participarem. Em 2020, montaremos um circuito com mais três instituições de natação para competirmos o ano inteiro”.

Como participar
Confira dias, horários e valores da natação:

Confira aqui todas as escolinhas de esportes do Caiçaras (exceto tênis), dias, horários e valores das aulas.

Confira aqui dias, horários e valores das aulas de tênis.