Esporte é vida: por dentro do basquete

Nesta quarta-feira, 2 de outubro, às 18h, no Ginásio, a escolinha Passo Zero realiza sua primeira aula de basquete no Caiçaras. E convida todos os sócios a participar.

A nova escola de basquete do clube é coordenada pelo atleta Arnaldo de Sousa Moreira Filho, mais conhecido como Arnaldinho.

Treinador de basquete desde 1995, com registro na Federação do Rio de Janeiro, Arnaldinho atua na modalidade há 33 anos. Como jogador profissional, passou por grandes clubes brasileiros e do exterior durante 24 anos e esteve na Seleção Brasileira por 5 anos. É formado pela Escola Nacional de Basquete (ENB) e pela National Basketetball Association (NBA).

Com ele conversamos para nossa coluna “Esporte é Vida” e falamos sobre os benefícios do basquete. Confira:

Benefícios físicos
“Ao praticar basquete, você consegue exercitar diversas partes do seu corpo ao mesmo tempo. O esporte exige corridas, pulos, lançamentos e mudanças bruscas de direção. Isso trabalha diversos músculos do corpo em muitos movimentos diferentes. É uma ótima forma de queimar calorias, melhorar seu condicionamento físico e ainda ajudar a criar músculos”.

Benefícios para a mente
“Além do exercício físico, um dos maiores benefícios do basquete está na saúde mental. Os jogadores têm que estar sempre alerta e pensando em estratégias em um curto espaço de tempo. Isso ajuda a exercitar e melhorar a cognição”.

Trabalho em grupo
“O basquete é um esporte grupal. O jogador precisa aprender a delegar tarefas e confiar em terceiros para ser bem sucedido em um jogo. Jogar basquete ajuda a expandir seu convívio social, permitindo uma interação saudável com pessoas de personalidades e realidades diferentes, trabalhando como um único time”.

Ganhos para ossos e coração
“Saltos e corridas fazem do basquete um esporte de atividade física intensa. Os impactos fazem com que seus ossos criem uma espécie de ‘nova camada’, tornando-os muito mais fortes e saudáveis. O exercício intenso também melhora os batimentos cardíacos e torna a sua resistência ainda melhor. Isso diminui os riscos de diversos tipos e doenças cardíacas”.

Equilíbrio e precisão
“Pela constante necessidade de pontuar parado ou em movimento, jogar basquete faz com que você desenvolva significativamente sua mira e precisão. O esporte é um ótimo aliado para desenvolver sua coordenação motora. Além disso, os saltos e dribles ajudam a desenvolver e melhorar seu equilíbrio. Ao usá-los constantemente, você compreende melhor o seu corpo e como ele trabalha quase inconscientemente para manter o seu equilíbrio”.

Disciplina e autoconfiança
“O basquete tem regras estabelecidas que devem ser obedecidas para que o jogo realmente funcione. Isso faz com que a capacidade disciplinar do aluno seja aumentada. O esporte é também um meio de melhorar a autoconfiança dos jogadores. Isso é conquistado através dos benefícios físicos que os treinamentos proporcionam, como também pela melhora crescente do desempenho em quadra. Ao se disciplinar a treinar e seguir regras, o jogador também melhora o desempenho geral e, consequentemente, sua autoconfiança aumenta de acordo com suas novas conquistas”.

Metodologia dos treinos
“Trabalhamos muito com tomada de decisão, psicomotricidade e as técnicas do jogo”.

Como participar
Aulas às quartas, das 18h às 20h; e sextas, das 17h30 às 20h, para crianças e jovens dos 8 aos 18 anos.

Mensalidade: R$ 150 para sócios e convidados.

Taxa de manutenção (apenas para convidados): R$ 100.

Confira aqui todas as escolinhas de esportes do Caiçaras (exceto tênis), dias, horários e valores das aulas.

Confira aqui dias, horários e valores das aulas de tênis.