Esporte é vida: por dentro do vôlei de quadra e de areia

No próximo domingo, 10 de novembro, acontece uma Clínica Aberta de Vôlei de Areia, para crianças dos 7 aos 13 anos (das 10h às 11h) e também para jovens e adultos a partir dos 13 anos (das 11h às 12h).  Todos estão convidados a participar, sócios e convidados.

Conversamos sobre o vôlei de areia e também sobre o vôlei de quadra com Karina Lins e Silva, ex-jogadora do vôlei de quadra e de areia e fundadora da Set Point, a escola que há 19 anos funciona na Praia da Urca e, esse ano, passou a também funcionar dentro do Caiçaras.

Benefícios físicos
“O voleibol é um tipo de esporte com movimentos de rebatida, assim como o tênis e o badminton. Desenvolve bem tanto os membros superiores como inferiores, além da agilidade e da coordenação. Exige velocidade de raciocínio e tomada de decisão na realização dos golpes de ataque e muita velocidade de reação na defesa.

Sendo um esporte sem contato físico com o adversário, o vôlei é um esporte coletivo com menor risco de lesões do que futebol, basquete, handebol etc.”

Benefícios sociais e pessoais
“Como o atleta de voleibol necessita do companheiro de equipe para realizar as jogadas, é um excelente esporte para se trabalhar valores como cooperação e respeito, além de também desenvolver a disciplina, autonomia e liderança.

Existem estudos indicando o vôlei no combate à depressão e na melhora da autoestima.”

Vantagens do vôlei de praia
“O vôlei de praia, por ser praticado ao ar livre, se torna uma ótima opção para cuidar da saúde, melhorando o metabolismo do cálcio e da vitamina D, e combatendo a osteopenia (perda de massa óssea, que pode levar à osteoporose) desde a infância.

É muito procurado também pelos pais que querem deixar seus filhos um pouco livres do computador e do celular.”

Esporte para todas as idades
“Cada faixa etária é atendida com objetivos e de formas variadas. Crianças de 6 a 8 anos desenvolvem a parte psicomotora, além da ludicidade, também presente nas aulas entre 8 e 10 anos, quando já se iniciam os primeiros fundamentos.

De 10 a 13 anos já podemos diferenciar níveis técnicos conforme a maturação biológica, assim como entre 14 e 18 anos, quando já ocorrem diferenças no desenvolvimento de força entre meninos e meninas.

Para adultos e para a terceira idade, precisamos diferenciar as aulas ou treinos conforme a experiência anterior no esporte e objetivo (atividade física, socialização, competição, etc)”.

Aulas entre amigos
“O voleibol é um excelente meio de socialização, permitindo que as pessoas se encontrem com um objetivo comum e a partir daí estreitem os relacionamentos.

A quadra e o espaço de areia do clube proporcionam aos sócios ótimas oportunidades para encontrar amigos e amantes do esporte.”

Evolução no esporte
“As opções de horários, tanto do vôlei de quadra (já existente) quanto do vôlei de praia (sob demanda) proporcionam a possibilidade de evolução no esporte, por exemplo, permitindo que o(a) aluno(a) possa mudar de nível conforme for melhorando e/ou crescendo e até mesmo buscar atividades competitivas.”

Equipe Caiçaras
“A diretoria de voleibol do clube, juntamente com a gerência e a diretoria de esportes, está estimulando muito as competições internas. Quem sabe no futuro tenhamos equipes do Caiçaras em competições externas também?”

Como participar

Confira aqui todas as escolinhas de esportes do Caiçaras (exceto tênis), dias, horários e valores das aulas.

Confira aqui dias, horários e valores das aulas de tênis.