Fettuccine no Caíque
Esta semana, destacamos mais um prato do nosso cardápio do Caíque. Trata-se do Fettuccine, escolhido pela chef Andrea Tinoco e preparado pelos chefs do Clube.
Fettuccine é um tipo de massa popular na culinária romana e toscana. É um macarrão achatado feito de farinha e ovos, mais largo que o tagliatelle, típico de Bologna. Normalmente, é acompanhado ao molho sugo.
Oficialmente, o Fettuccine surgiu em 1908, por obra do cozinheiro Alfredo Di Lelio, cuja esposa, após dar à luz ao primeiro filho do casal, começou a sofrer de anorexia. Temendo pela saúde dela, Alfredo foi à cozinha e voltou com uma porção de fettuccine artesanal, de sêmola de grano duro, em molho cremoso à base de manteiga e parmesão. Sua tática funcionou, sua esposa voltou a comer e o próprio Alfredo ficou tão satisfeito com sua invenção que resolveu incluir o prato num restaurante dirigido por sua mãe.
No Caíque temos três opções de molho para saborear o fettuccine: pomodoro, bolonhesa ou três queijos. Há ainda a opção de consumir o fettuccine sem molho, ao alho e óleo. Vale a pena experimentar!