História

Um dos mais tradicionais e bonitos clubes do Rio de Janeiro, o Caiçaras está localizado em uma ilha natural de 33 mil m2 na Lagoa Rodrigo de Freitas, tendo o Morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea, a Lagoa e o Cristo Redentor como integrantes de sua paisagem.

A história do clube começa no ano de 1929, quando na casa de Dona Maria da Glória de Souza Paiva, localizada na Rua Visconde de Pirajá, 578, três famílias (os Souza Paiva, os Castro Lima e os Vieira) se reuniram para organizar jogos de ping-pong e futebol na areia da Praia de Ipanema, num clube denominado Pranto Club, difundindo o interesse pelos esportes e pela convivência social.

Em novembro de 1931, quando o Pranto Club já estava praticamente extinto, o Comandante Castro Lima propôs aos antigos sócios a fundação de um clube maior para ampliar a prática de esportes no bairro e criar uma seção social.

Dez dias depois, foi deliberada a fundação de um clube social e esportivo em Ipanema, aproveitando-se os remanescentes do antigo clube, que passou a se chamar Clube dos Caiçaras, por proposta do associado Jarbas dos Aymores Carvalho. “Caiçaras” é um termo de origem tupi pelo qual são conhecidos os pescadores e populações do litoral Sudeste e Sul do Brasil.

Em junho de 1935, aconteceu a grande festa de inauguração da Sede, no coração da Ilha.

 

O novo Clube teve como objetivo, desde o início, fomentar a integração social e esportiva e o convívio das famílias. Nas primeiras décadas, a Vela foi o esporte mais praticado e o Caiçaras foi sede de vários torneios nacionais e internacionais.

Na área Social, foi (e continua sendo) palco para shows de grandes artistas, como Chico Buarque, Dorival Caymmi, Elba Ramalho, Ivan Lins e o Rei Roberto Carlos, cenário para tardes de autógrafos de autores como Vinicius de Moraes, Manuel Bandeira e Jorge Amado, campo de futebol para Zico, Paulo César Caju, Carlos Alberto e outros, passarela para um grande desfile de modelos internacionais…

Com as melhorias feitas em seus 91 anos de existência, o clube dispõe hoje de ginásio poliesportivo, campos de futebol, quadras externas poliesportivas, quadras de areia, quadras de saibro, garagem náutica com atividades de vela e equipamentos recreativos livres (pedalinho, caiaque, stand-up), sala de ginástica e balé, sala de lutas, salas de pilates, sala de musculação e sala de spinning, além de bocha, salão de sinuca, salas de carteado e sala de pôquer. A área mais frequentada é, claro, o Parque Aquático, com três piscinas.

Dispõe ainda de salões de festas, espaços gastronômicos – o restaurante Caíque, o Bar Aloha e os novos Bar da Náutica e Terraço Panorâmico, SPAs masculino e feminino, salão de beleza, cineclube e parque infantil.

 

 

O Clube armazena estatísticas de visitas no site para melhorar sua experiência de navegação. Entendi e continuar