2 de março de 2023

ICAS: transformando o mundo num lugar melhor para nossos colaboradores

Vigilantes, pautadas pela solidariedade, dispostas a trabalhar para transformar o mundo num lugar melhor para os colaboradores do Clube dos Caiçaras e suas famílias. Essas são as integrantes da ICAS, a Instituição Caiçaras de Assistência Social, que atua para apoiar os funcionários e prestadores de serviços do clube com diversos projetos filantrópicos, como o de reembolso na compra de medicamentos, doação de enxoval para filhos recém-nascidos e de material pedagógico para filhos em idade escolar, campanhas para aquisição de óculos, além de empréstimos para saúde e reformas habitacionais.

O ano era 1972 quando Maria Lina Castro Lima, assistente social, juntamente com outras sócias, criaram o Departamento de Assistência Social (DAS) para apoiar os funcionários do Caiçaras. Em 1977, o DAS virou uma entidade jurídica independente, que passou a se chamar Instituição Caiçaras de Assistência Social, a ICAS.

Atualmente, oito sócias participam ativamente da ICAS, se revezando em plantões de terça a sexta-feira para fazer atendimentos aos cerca de 400 funcionários e concessionários – mais sócias participam através de um grupo de WhatsApp. A atual presidente, Dona Maria Inês Carneiro Lontra, eleita pelo grupo no ano passado, conta que vem trabalhando para incluir cada vez mais os concessionários no público beneficiado pelas campanhas e projetos.

“Desde que entrei, estamos integrando os concessionários na maioria de nossas campanhas. A única coisa que não conseguimos fazer são os empréstimos, que são descontados em folha de pagamento”, diz Dona Inês.

A presidente da ICAS adianta uma novidade: colaboradores do Caiçaras terão 50% de desconto policlínica parceira.

“Um exame de Raio X, por exemplo, vai sair por cerca de R$ 48 para nossos colaboradores. Muitas vezes, os familiares dos funcionários ou os concessionários, que não têm o plano de saúde, estão esperando há muito tempo na fila do SUS, essa é uma forma de apoiá-los”, explica.

Sempre buscando se renovar e inovar, a ICAS tem na sua equipe jovens sócias, como a assistente social e mestre em saúde Flavia Lys, que passou a integrar a instituição em 2019. Ela conta que depois de se ambientar com a equipe e o trabalho, deu algumas ideias, principalmente no que se refere à divulgação do trabalho da ICAS, como a criação do perfil no Instagram e, com o apoio de todas, uma pequena modernização da logomarca, que agora retrata melhor a identidade da ICAS.

“Sempre achei o trabalho da ICAS bonito e necessário, já que sempre existe a necessidade de um serviço dessa natureza, que dê suporte aos funcionários de uma empresa com esse porte. Ao identificar questões sociais na realidade dos trabalhadores, podemos ultrapassar ‘achismos’, estereótipos e preconceitos e intervir de forma profissional, propondo alternativas de transformação social”, ressalta Flavia.

As ações da ICAS acontecem graças à contribuição mensal de R$ 11 feita pelos sócios. O valor é simbólico, mas faz uma grande diferença para a realização das ações. Se por alguma razão o valor não estiver sendo cobrado no boleto e o sócio quiser contribuir com a instituição, basta fazer a solicitação à Secretaria.

Logo atualizado da ICAS

 

O Clube armazena estatísticas de visitas no site para melhorar sua experiência de navegação. Entendi e continuar