Inspire-se em Theodor: natação para bem-estar e desafios competitivos
Verão chegando: boa hora para começar ou intensificar esportes aquáticos e, quem sabe, partir para a competição? Até esta sexta-feira, 13 de dezembro, novos alunos sócios do Caiçaras poderão se matricular nas modalidades aquáticas do clube com isenção da taxa de matrícula, desde que haja vagas disponíveis. Um exemplo inspirador de dedicação à natação é o sócio Theodor Lowenkron, de 77 anos, médico psiquiatra e professor da UFRJ.
Há 27 anos, quando tinha 50 anos, Theodor tomou a decisão de se dedicar aos esportes aquáticos e, desde então, não parou mais. Recentemente, ele conquistou o 6º lugar na competição Rei e Rainha do Mar, disputando a prova Sprint de 1000 metros na categoria de 75 a 79 anos, com um tempo de 34 minutos.
Ao longo de sua trajetória, Theodor participou de mais de 20 provas de natação, conquistando medalhas em várias delas. Ele iniciou sua jornada em maratonas aquáticas na Travessia dos Fortes, que vai do Forte do Posto 6 até o Forte do Leme, e também competiu na Travessia dos Bravos, que parte das Ilhas Cagarras e termina na praia de Ipanema.
Atualmente, Theodor nada entre 1000 e 1500 metros de segunda a sexta-feira, com duas sessões semanais de treinos auxiliados pela equipe da FFS. Além disso, mantém a musculação no clube como parte fundamental de sua rotina.
Pai de três filhos e avô de sete netos, Theodor conta com orgulho que o primeiro nadador da família foi seu filho, que desde a adolescência foi atleta do Flamengo. No entanto, no mar, Theodor foi o pioneiro. Já nadou com filhos e genro, mas, com o tempo, eles migraram para outras atividades esportivas. O médico, no entanto, segue firme na sua paixão pela natação.
Theodor compartilha que, ao se aproximar do final de cada ano, começa a treinar no mar para adaptar-se ao estilo de natação diferente do que é praticado na piscina.
“A natação no mar exige mais resistência, mas também traz uma motivação diferente. Tenho conseguido alcançar tempos melhores no mar do que na piscina, o que é uma grande satisfação”, diz ele.
Para fechar o ano de forma saudável e ativa praticando natação, procure mais informações com o Coordenador Lincon Duarte, pelo WhatsApp.