Não aos copos descartáveis
Em setembro de 2021, o Caiçaras começou, oficialmente, com um projeto ambiental de Gestão de Resíduos. Mas, há mais de um ano, o clube vem adotando algumas práticas ambientais. A primeira delas foi abolir o uso de COPO DESCARTÁVEL, estimulando os sócios e convidados a utilizarem suas próprias garrafinhas.
O clube adotou essa medida baseado em pesquisas que apontam o plástico como um dos grandes vilões do meio ambiente.
Um copo plástico descartável pode levar entre 250 a 400 anos para se decompor e mesmo depois desse tempo todo ainda pode continuar por aí, pois se transforma em micro plástico.
Estima-se que são consumidos, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1500 toneladas de resíduos, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE).
Boa parte desses copos terminam nos oceanos. De acordo com dados da ONU, o plástico representa 80 % do lixo nos mares, o que pode causar a morte de diversas espécies marítimas. Pesquisas apontam que em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos.
Vamos contribuir com a causa ambiental! Tragam suas garrafinhas e evitem o uso de materiais descartáveis. O meio ambiente agradece!