Nossa gente: conheça a equipe de guardiões
Por trás de toda água cristalina e calma do Parque Aquático, existe o trabalho incansável da equipe de guardiões.
Eles ficam posicionados de forma a visualizar todo o parque e garantir segurança permanente aos sócios que frequentam as piscinas, seja a de natação ou as recreativas, adulta e infantil.
São nove guardiões que atuam em dois turnos, fazendo ainda um trabalho minucioso de manutenção da qualidade da água.
Todos passam por cursos de formação, renovados periodicamente. Segundo o encarregado Jaílson, para ingressar no curso de formação para guardião de piscina é necessário ter o ensino fundamental completo e comprovar em prova prática que consegue nadar 50 metros em menos de 50 segundos. Somente os aprovados em prova teórica e prática (envolvendo simulação de resgates) recebem a habilitação validada pelo Corpo de Bombeiros.
Para que às 6 horas da manhã as piscinas já estejam liberadas para uso, o trabalho da equipe começa ainda de madrugada. Os guardiões iniciam a chegada às 4h30, para começar o tratamento das piscinas.
Enquanto a maioria ainda dorme, as piscinas já estão passando por limpeza, aspiração e correção de parâmetros. Esse momento é fundamental para o bom funcionamento do parque ao longo do dia, lembra o Gerente de Esportes, Felipe Neri.
Cuidado com as crianças
Segundo o encarregado Luciano, a maioria esmagadora das ações de resgate nas piscinas envolvem crianças, seja na piscina recreativa, seja na piscina de natação. “Entrando com os amiguinhos, muitos se afastam das bordas e não conseguem retornar sozinhos.”
Os guardiões contam com apitos, que sinalizam o perigo aos usuários das piscinas. Ao ouvir o sinal sonoro, siga sempre as recomendações!
Por dentro do Parque Aquático
O Parque Aquático do Clube conta com 738 mil litros de água a serem tratados, um desafio maior ainda aos finais de semana, quando o volume de óleo e protetor solar dissolvidos na água aumentam consideravelmente.
Se você já viu ao final do dia uma leve espuma se formando nos cantos das piscinas, saiba que ela não existe por falta de cuidado, mas sim por excesso de protetor solar, que será retirado ao final do turno. Fica aqui o nosso convite: desfrute do Parque Aquático e de toda beleza e segurança que ele proporciona. Mas, antes de entrar na água passe, passe nos chuveiros disponíveis para retirar o excesso de filtro solar!
Há ainda a casa de máquinas, que conta com inúmeras bombas de circulação, filtros de tamanhos avantajados e máquinas controladoras que fazem o ajuste da temperatura das piscinas. Estas também contam com um moderno sistema de resfriamento e com dosadoras automáticas de cloro, que mantêm os níveis ideais do produto.