Nove décadas de Caiçaras registradas em livro
A memória do Caiçaras ao longo das nove décadas de existência do Clube agora está registrada num livro comemorativo. Com 394 páginas, o “Clube dos Caiçaras 90 anos – A história de muitas gerações” nasceu da ideia do Comodoro Victor Polonia, que acaba de deixar a Comodoria para integrar o Conselho Deliberativo, de disponibilizar essa história que pertence a todas as famílias que conviveram e convivem no Caiçaras.
Organizado por décadas, o livro foi escrito pelas jornalistas Vera Lucas e Fátima Telles e se apoia em pesquisas realizadas em arquivos de jornais antigos, no site da Biblioteca Nacional, nas antigas revistas do Caiçaras e atas de reuniões, além de dezenas de entrevistas:
“Consultamos atas de reuniões de uma época em que não existia caneta, escritas a pena. Com lupa, literalmente, decifrávamos a escrita. Fomos costurando a história, de 1929 até junho deste ano. É um livro histórico, mas não é um livro cansativo, porque tem muitas curiosidades, muitas narrativas divertidas”, conta a jornalista Vera Lucas.
“Me envolvi completamente com a história, fiquei encantada com os fundadores, tão dedicados a esse clube. Houve vários momentos difíceis, mas eles nunca deixaram o sonho acabar, para que todas as suas gerações seguintes pudessem usufruir deste espaço de convivência. Foi muita luta, muitas idas e vindas para regularizar a ilha”, acrescenta Fátima Telles.
Mais de 2 mil fotos ilustram o livro. A foto de capa foi gentilmente cedida por um sócio especial: Laizer Fishenfeld, o famoso “fotógrafo de passarinhos” do Jardim Botânico. Laizer começou a fotografar aos 74 anos como hobby e se tornou conhecido dos frequentadores do parque, sempre fotografando as aves e vencendo concursos com suas fotos (que podem ser apreciadas no instagram @laizermayer).
Atualmente com 92 anos, até pouco tempo atrás era facilmente encontrado nas quadras de tênis, esporte que começou a jogar aos 50.
“Devo ter umas 500 fotos da ilha. Tem muita natureza, o que gosto de fotografar. Tenho uma neta que mora na Bahia e um neto que mora em São Paulo, então, quando eles vêm ao Rio, reunimos toda a família no clube”, conta Laizer, que tem ao todo quatro netos e quatro bisnetos.
O lançamento do livro será realizado em breve!