O fenômeno do beach tennis: entrevista com o professor Romarinho
De uma família humilde, Romarinho desde criança dava suas raquetadas no tênis. Começou a trabalhar jovem no clube e, com incentivo da equipe e de sócios, se formou em educação física. Hoje, formado em educação física, pós-graduado em Fisiologia do exercício e mestrando em ciências da saúde, o professor de 36 anos comanda as aulas de beach tennis, que estão entre as mais disputadas do clube. Romarinho foi o 1º do ranking nacional da Confederação Brasileira de Beach Tennis na Categoria Mista em 2018 e 1º do Rio nas categorias Avançadas Masculino e Mista por vários anos seguidos. Conversamos com o professor para saber mais sobre a prática do esporte que reúne movimento e diversão e é apontado como o que mais cresce no mundo. Confira:
O que você acha que mudou no beach tennis nos últimos anos no Brasil? Mais torneios, mais apoio, mais divulgação?
O beach tennis já vinha crescendo nos últimos anos, mas depois da pandemia, por ser praticado ao ar livre, se tornou um fenômeno! São arenas, campeonatos, praticantes e fãs espalhados por centenas de cidades do país. Em primeiro lugar, por ser um esporte de fácil aprendizado, mas principalmente porque é muito democrático! E com a ajuda da transmissão dos torneios na TV, a procura pelo esporte aumentou ainda mais. Aqui no Rio, há campeonatos praticamente toda semana.
E como está a procura por aulas no clube?
A procura no clube é muito grande, principalmente no fim de tarde até a noite, horário que a galera chega do trabalho. Se eu abrir mais horários, com certeza, terei mais alunos, e de todas as idades! Nós já juntamos três e até quatro gerações da mesma família em uma quadra. É muito divertido.
Quem joga tênis sai na frente quando começa o beach tennis?
O tênis ajuda no começo, mas o beach tennis é um esporte de fácil aprendizado. Quem vem do tênis e experimenta o beach tennis corre um sério risco de não querer mais voltar, conheço vários casos!
Quais os benefícios da prática de beach tennis?
Promove o desenvolvimento físico e motor, com alto gasto energético, de cerca de 600 calorias por hora; melhora a agilidade e a movimentação e alivia o estresse, sem contar que tem um ambiente divertido e descontraído, o que favorece as relações pessoais. Além disso, a areia ajuda a absorver o impacto, amortecendo as passadas e os saltos, o que preserva as articulações os tornozelos, joelhos e quadris.
Qual dica você pode dar para quem deseja iniciar no esporte?
Procure um professor de referência, que tenha cursos na área de beach tennis, preferencialmente formado em educação física! Quando for experimentar, não compre raquete sem recomendação de um especialista! Fora isso, divirta-se!