Parabéns, Caiçaras! 89 anos!

O Clube dos Caiçaras comemora, em 2020, 89 anos de fundação.

A história oficial do clube começa, oficialmente, em 1931. Mas já em 1929, três famílias vizinhas em Ipanema se reuniam e realizavam atividades recreativas e esportivas entre seus filhos, entre as quais, competição de pingue-pongue e nado na Lagoa! Dali nasceu a ideia de fundar o clube.

História começa na casa de Dona Glória

Os encontros aconteciam na casa de Glória Souza Paiva, na Rua Visconde de Pirajá. Um busto, localizado na varanda da Sede Social do clube, informa que “o Caiçaras nasceu em seu lar, em 1929, e se consolidou em 1931”.

Foi durante as reuniões na casa de Dona Glória (como era conhecida), com a presença de três famílias vizinhas e alguns amigos, que foi tomada a decisão de levar adiante a ideia de criar um clube.

Pandemia impede comemoração este ano

“Infelizmente, pela primeira vez, este ano, o aniversário do Caiçaras não é comemorado, pela situação atual de pandemia”, diz Lia Souza Paiva Seixas, filha do médico Raphael de Souza Paiva, filho de Dona Gloria e um dos fundadores do clube.

Mas vale o registro de que o Caiçaras nasceu da união das famílias Souza Paiva, Castro Lima e Julião Vieira.

“Juntos, e com a adesão de mais amigos e vizinhos, eles conseguiram até a doação da ilha pelo então presidente Getulio Vargas (foto)”, recorda Lia.

Ela revela que o pai, além de fundador, foi Comodoro do clube por dez anos em dois períodos de gestão, dando nome, inclusive, ao Ginásio, construído durante seu mandato.

Quer conhecer a história do Caiçaras? Clique aqui e relembre os fatos históricos pela visão das filhas do fundadores do clube.

Confira abaixo o vídeo comemorativo dos 89 anos do Caiçaras.