Por que a natação é um esporte completo: entrevista com Fabio Sbané
Considerada uma das atividades físicas mais completas que existem, a natação proporciona ganhos não só do ponto de vista físico, mas também psicológico e social de adultos e crianças. Quer saber mais sobre o esporte? Conversamos com Fabio Sbané, diretor da FFS, que coordena a escolinha de natação do Caiçaras. Confira:
Benefícios para a saúde
“A natação melhora a capacidade cardiorrespiratória, o tônus, a coordenação, o equilíbrio, a agilidade, a força e a velocidade; desenvolve habilidades psicomotoras como a lateralidade, as percepções tátil, auditiva e visual, as noções espacial, temporal e de ritmo e ajuda também na sociabilidade e autoconfiança”.
Esporte para crianças e até para bebês
“Aprender a nadar é uma questão de segurança; a própria Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda a natação para bebês a partir dos 6 meses de idade. É praticada de forma lúdica e recreativa, sem compromisso com as técnicas, para uma adaptação ao meio líquido. Na natação, a criança pode experimentar movimentos novos sem os traumas de um tombo; pode rolar, movimentar perninhas e bracinhos. Além de tudo, a água aquecida é um meio aconchegante. O esporte contribui para os desenvolvimentos cognitivo, emocional e social. Também é incontestável a eficácia para a melhoria do aspecto físico e da postura, essenciais para o desenvolvimento motor”.
Categorias do esporte
“Nossa natação adulto é dividida em três categorias. A dos iniciantes tem aulas individuais para o aprendizado dos nados e para superar qualquer trauma ocorrido na água. A segunda é o condicionamento, para adultos que buscam a manutenção do seu trabalho aeróbio e demais valências físicas. Por último, o treinamento, para adultos que, além do condicionamento, desejam treinos mais competitivos, buscando participações em maratonas aquáticas, triatlo, competições pelas federações, entre outras”.
Evolução no esporte
“As aulas começam com a turma de bebê, que compreende a faixa etária dos 6 meses até aos 3 anos. Dominando os objetivos, o aluno passa para a turma de adaptação; aprendizado 1; aprendizado 2; aperfeiçoamento 1; aperfeiçoamento 2 e equipe Caiçaras. Na turma de adulto, os iniciantes aprendem em aulas particulares, e alunos intermediários ou avançados escolhem qual programa querem seguir: de condicionamento físico ou de treinamento, podendo participar de competições representando o Clube dos Caiçaras”.