18 de agosto de 2021

Pudim de leite no cardápio do Caíque

Esta semana, destacamos uma sobremesa do nosso cardápio do Caíque. Trata-se do Pudim de leite.

Os portugueses já se consideraram os pais do pudim de leite. Achavam que a sobremesa descendia da doçaria conventual desenvolvida no país a partir do século 16. Hoje, seus autores gastronômicos confessam ignorar quando e onde o doce surgiu. A única convicção dos portugueses é a de que eles ensinaram os brasileiros a fazer o doce.

A palavra pudim veio do inglês pudding e teria sido incorporada à nossa língua na primeira metade do século 1, pelo Padre Joaquim Cardoso e Brito. Em Portugal e no Brasil, a palavra indica uma preparação de consistência cremosa ou moderadamente sólida, temperada com açúcar ou sal, feita em banho-maria.

Uma das versões mais elegantes de pudim foi lançado em 1947, pela confeiteira do restaurante do Palácio de Queluz, perto de Lisboa. Chama-se pudim marfim e na sua elaboração dois litros de leite são levados ao fogo para reduzir pela metade, com meio quilo de açúcar e uma fava de baunilha. Quando a mistura esfria, juntam-se 14 gemas, cozinhando lentamente em banho-maria. Serve-se coberto por açúcar queimado com maçarico e acompanham fios de ovos.

O doce que hoje preparamos sofreu uma simplificação: basta misturar uma lata de leite condensado com duas de leite, acrescentar três ovos, bater no liquidificador e despejar tudo em uma fôrma coberta com papel-alumínio que vai ao forno médio, em banho-maria, por cerca de 1 hora e 30 minutos, em seguida, o pudim vai à geladeira por 6 horas, antes de ser desenformado.

Se a preferência for por pudim com furinhos, o ideal é levar ao forno alto (220º C). Já para um resultado lisinho, sem furinhos, o forno precisa estar em fogo médio (180º C) pelo tempo proposto na receita.

Não importa a origem ou a forma de preparo, o pudim é uma delícia e conquistou há muitos anos os brasileiros. Venha provar!

O Clube armazena estatísticas de visitas no site para melhorar sua experiência de navegação. Entendi e continuar