Responsabilidade socioambiental

Para enfrentar os problemas de sustentabilidade do planeta com a emergência que exigem, em agosto de 2021, o Clube dos Caiçaras desenvolveu um Plano de Gestão de Resíduos, começando pela implantação da coleta seletiva. Com o olhar voltado para responsabilidade socioambiental, o Caiçaras vem sendo um dos clubes pioneiros no Rio de Janeiro nessa área.

Para a montagem do Ecoponto, uma consultoria foi contratada para dar treinamento a todos os funcionários, uma vez que é extremamente importante conscientizar todos os envolvidos no processo. Mais de 10 visitas técnicas foram realizadas, abrangendo todos os funcionários em todas as áreas do clube.

Os resíduos sólidos (plástico, papelão, vidro, alumínio) são vendidos para cooperativas de reciclagem e os orgânicos (restos de comida e poda de árvores) passam por um processo de biofiltração e são transformados em adubo.

O pleno funcionamento do Ecoponto, além de proporcionar uma economia monetária para o clube, evita a utilização de  aterros sanitários, prática já considerada ultrapassada.

Além da coleta seletiva, o Clube dos Caiçaras vem adotando outras práticas em prol do meio ambiente, como utilização de energia limpa, reutilização de panos de limpeza, coleta de tampas de garrafa PET e coletas de baterias e pilhas.

 

 

 

 

veja mais

O Clube armazena estatísticas de visitas no site para melhorar sua experiência de navegação. Entendi e continuar