Meio ambiente: vamos continuar sendo exemplo!
Viva! O exemplo brasileiro de reciclagem de latas de alumínio para bebidas foi apresentado como case de sucesso ao mundo no pavilhão Brasil-Glasgow da COP 26, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, realizada de 1º a 12 de novembro, na Escócia. Com média histórica de reciclagem de 97% das latas, o Brasil é um dos líderes mundiais, deixando para trás Estados Unidos, com 60% e Europa, com média de 67%.
Com a marca de aproximadamente 400 mil toneladas de latas – ou 30 bilhões de unidades recicladas por ano – o Brasil recicla, hoje, o equivalente a um quarto de todo alumínio comercializado no país, beneficiando cerca de 800 mil catadores, em um trabalho que envolve indústria, comércio, entidades representativas e o governo brasileiro.
Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), que informou ainda que a reciclagem da latinha evitou a emissão de 19 milhões de toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera desde 2005. Vamos continuar dando o exemplo?