Risoto de Camarão VM com alho-poró crocante
Esta semana, destacamos mais um prato do nosso cardápio do Caíque. Trata-se do Risoto de Camarão VM com alho-poró crocante.
Vamos aproveitar o embalo da sugestão de prato de camarão da semana passada, quando contamos um pouco a história do camarão. Agora, o ingrediente volta como personagem principal.
O risoto é um prato que mistura sofisticação e ingredientes de primeira qualidade. Porém, em sua origem, no século XI, ele não era tão popular e não tinha nada de sofisticado como o conhecemos nos dias de hoje.
A receita baseava-se apenas na utilização de arroz, cebolas fritas, manteiga e açafrão. Esse último ingrediente foi incluído por acidente, mas deixou o prato ainda mais apetitoso.
Existem histórias que são contadas até hoje e que nos dão um norte sobre como esse prato foi criado. A mais popular delas tem origem em 1574, onde o mestre Valério de Fiandra, responsável pelas vitrais da catedral Duomo de Milano, tentou estragar o jantar de casamento de sua filha, utilizando açafrão no prato. O que ele não sabia é que esse ingrediente caiu no gosto dos convidados e é popular até os dias de hoje.
No século XIX, o risoto começou a aparecer em nosso país, tendo sido trazido pelos imigrantes italianos. Misturando o excelente sabor do prato com a criatividade do povo brasileiro, o prato ganhou novos ingredientes e novas texturas. Uma curiosidade interessante é que, até os anos 1980, o risoto tradicional era conhecido como “arroz de forno”.
Segue como recomendação de nossa chefe o acompanhamento de uma boa taça de vinho branco, que poderá ser escolhido entre as inúmeras opções da adega do nosso Restaurante Caíque.
O risoto é, sem nenhuma dúvida, um dos pratos mais importantes da culinária internacional. Cremoso e úmido, o prato é sinal de sofisticação e um dos ápices da gastronomia. Para quem procura o melhor dos sabores, desse riquíssimo prato, que pode ser bem apreciado tanto na hora do almoço como no jantar, com certeza é uma excelente escolha. Bom apetite!