1 de setembro de 2021

Salmão ao Limone no Caíque

Esta semana, destacamos mais um prato do nosso cardápio do Caíque. Trata-se do Salmão ao Limone, escolhido pela chef Andrea Tinoco e preparado pelos chefs do Clube.

Um dado interessante sobre consumo de peixe no Brasil é que, até poucos anos, a Organização Mundial da Saúde acompanhava de perto a quantidade de peixe consumida pelo brasileiro, pois, apesar da grande produção de pescados no país, o consumo era abaixo ao indicado pela Organização. O aumento no consumo de pescados por aqui se deu apenas a partir de 2015, chegando ao número de 14,4 kg por habitante ao ano, superando assim a meta de 12 kg indicada pela OMS.

Incluir peixes na dieta traz muitos benefícios à saúde, como melhora de memória e concentração, prevenção de doenças cardiovasculares, inflamações e perda de peso, já que os peixes são fonte de proteína menos calórica do que carnes vermelhas e aves.

Atualmente, o salmão é um dos peixes mais consumidos no Brasil, por ser saboroso, fácil de preparar e incrivelmente versátil, pois combina perfeitamente com os mais variados temperos, dos doces como iogurte e mel, até os ácidos, como limão e maracujá.

O Salmão ao Limone servido no Caíque é preparado da seguinte forma: em uma panela é colocado o creme de leite para ferver em fogo baixo. Em seguida, acrescenta-se o suco de limão e o arroz. Mistura-se bem até ficar homogêneo. O salmão é temperado com sal e pimenta e logo depois é grelhado. A montagem do prato é feita com o salmão virado com a pele para cima e guarnecido com uma fatia do limão grelhado. O arroz é colocado ao lado do salmão e o prato é finalizado com tomate concassé e salsa crespa para decorar.

Para harmonizar com salmão grelhado, vinhos brancos da uva Sauvignon Blanc são boas pedidas, mas também podem ser substituídos por tintos da uva Pinot Noir. Venha conferir!

O Clube armazena estatísticas de visitas no site para melhorar sua experiência de navegação. Entendi e continuar