26 de maio de 2021

Steak tartare no cardápio do Caíque

Esta semana, destacamos mais um prato do nosso cardápio do Caíque. Trata-se do Steak tartare.

Escolhido pela Chef Andrea Tinoco e preparado pelos chefs do Clube, o prato é composto por filet mignon cortado na ponta da faca, com mostarda, azeite, molho de pimenta, alcaparras, maionese e ovo de codorna. Acompanha ainda batata frita trufada.

O prato, também conhecido como bife tártaro, é oriundo de uma popular caricatura de bárbaros guerreiros mongóis, em razão da carne vermelha. Embora também popularmente conhecido como um prato da culinária francesa, sua história remete à Alemanha, com o nome de Hamburg Steak – carne crua levemente temperada servida com cebolas cruas e pedaços de torradas. Este formato tornou o prato popular nos idos do século 19, em face de seu baixo custo na época. Com o passar dos anos, acabou por agregar a si um grande número de novas versões ao seu formato original.

Outras histórias relatam que as primeiras aparições dessa iguaria teria sido realmente entre os povos bárbaros que viviam na Europa Oriental. O que se justifica pelo hábito antepassado do prazer pelas muitas carnes de caça que eram normalmente consumidas ainda cruas, para manter o sabor original.

O preparo do alimento naquele tempo era mais rústico, pois não havia fogões de fácil acesso. Limpava-se a carne, eliminando as vísceras, e as deixando sob a sela do cavalo para amaciar ao tempo. Para a carne atingir a sua forma adequada para o consumo, eram usados alguns temperos disponíveis, mas o segredo do prato sempre foi o fato do sabor da carne prevalecer e não mascará-la com os demais ingredientes.

Segue como recomendação de nossa chefe o acompanhamento de um bom de vinho tinto, que poderá ser escolhido entre as inúmeras opções da adega do nosso Restaurante Caíque.

O Prato pode ser bem apreciado tanto na hora do almoço como no jantar. Com certeza é uma excelente escolha. Bom apetite!

O Clube armazena estatísticas de visitas no site para melhorar sua experiência de navegação. Entendi e continuar