15 de junho de 2021

Torta de limão no Caíque

Esta semana, destacamos uma sobremesa do nosso cardápio do Caíque. Trata-se da Torta de limão.

Escolhida pela chef Andrea Tinoco e preparada pelos chefs do Clube, a sobremesa é composta por uma massa assada feita com manteiga, açúcar, ovo e farinha, creme feito com leite condensado e limão e por cima suspiro (merengue).

Também conhecida como merengue de limão, sua história remonta há cerca de 200 anos, nas cercanias do porto da Filadélfia, nos Estados Unidos, tendo sido criada pelas mãos da chef Elizabeth Coane Goodfellow, uma empreendedora e chef local, dona de uma grande pâtisserie e de um conhecido curso de culinária da época.

O historiador e pesquisador em culinária Becky Diamond se refere a Mrs. Goodfellow como a “mãe da torta de merengue de limão”, apesar dos famosos chefs franceses tentarem encampar para si a fama de terem sido os criadores desta fabulosa e deliciosa sobremesa.

Apesar do frequente uso de merengue já ter sido documentado por historiadores em culinária na Europa nos idos dos anos 1600, este uso nunca havia sido relacionado às famosas tortas de limão, até o início dos anos 1900, na Filadélfia.

Vários historiadores apontam a chef Goodfellow como precursora do uso do merengue na cobertura de pudins e tortas e, em especial, na famosa torta de limão.

Curiosamente, nos EUA, no dia 15 de Agosto comemora-se o Dia da Torta de Merengue de Limão, tamanha é a sua preferencia. Não é por outra razão que a torta de limão é considerada como uma das sobremesas favoritas de todo o mundo. É uma sobremesa para fechar com chave de ouro qualquer refeição. Venha provar!

O Clube armazena estatísticas de visitas no site para melhorar sua experiência de navegação. Entendi e continuar