19 de fevereiro de 2026

Tratamento rigoroso garante qualidade das piscinas no Clube dos Caiçaras

Manter a água das piscinas do Caiçaras cristalina e dentro dos padrões exigidos é resultado de um trabalho técnico que envolve controle químico rigoroso, monitoramento constante e manutenção preventiva ao longo de todo o ano.

O gerente de Manutenção do Clube, Jorge Carvalho, destaca que o tratamento é realizado com tecnologia e acompanhamento diário:

“O tratamento é com cloro líquido, que é aplicado nas piscinas através de bomba dosadora. Quando necessário, utilizamos clarificantes para decantação e regulador de pH. Controlamos o nível de cloro livre e pH através de três medições diárias, com ferramental apropriado, anotadas numa planilha de controle”, detalha, lembrando que em períodos de maior movimento ou durante eventos, a rotina se intensifica, ele explica: “O consumo de cloro é maior, fazendo com que a bomba dosadora fique operando por mais tempo e com intensidade de dosagem maior”.

O controle da temperatura também faz parte do protocolo técnico e varia conforme a estação. No inverno, o aquecimento é feito por meio de trocadores de placa com recirculação de água quente proveniente de aquecedores de passagem a gás. Já no verão, o Clube utiliza um climatizador na piscina de raia para manter a temperatura no padrão desejado pelos sócios.

“As medições são feitas por termostatos digitais e termômetro submerso. O aquecimento impacta diretamente no tratamento químico: quanto maior a temperatura d’água, maior é o consumo do cloro”, explica o Gerente de Manutenção.

Jorge explica ainda que a limpeza segue um cronograma rigoroso. A aspiração do fundo das piscinas é realizada diariamente antes do Clube abrir. Já o elemento filtrante dos filtros é trocado a cada 12 meses, em média.

Diariamente, os profissionais atuam no Parque Aquático, em sistema de escala, responsáveis tanto pela segurança dos usuários quanto pelo controle da qualidade da água, além da equipe de manutenção que garante o funcionamento adequado dos equipamentos.

Mas o cuidado com as piscinas também depende da colaboração de quem as utiliza, ressalta o Gerente de Manutenção, Jorge Carvalho.

“Tomar uma ducha antes de entrar na piscina e não consumir bebidas e alimentos no interior da piscina são atitudes simples que fazem diferença na conservação da água”.

Com monitoramento constante, tecnologia adequada e equipe especializada, o Clube assegura que seus associados possam aproveitar o Parque Aquático com qualidade, segurança e conforto durante todo o ano.

O Clube armazena estatísticas de visitas no site para melhorar sua experiência de navegação. Entendi e continuar