2 de março de 2023

Um craque inesquecível: entrevista com Arnaldinho, do basquete

Ex-atleta da Seleção Brasileira, o armador de mãos certeiras Arnaldo de Sousa Moreira Filho, o Arnaldinho, comanda a equipe Passo Zero, que coordena o basquete no Caiçaras. Como jogador, passou por grandes clubes brasileiros e do exterior durante 24 anos e pela Seleção Brasileira. É formado pela Escola Nacional de Basquete (ENB) e pela National Basketetball Association (NBA).

Sua trajetória no esporte começou aos 7 anos, seguindo os passos do irmão Roberto, que depois decidiu não se profissionalizar. Arnaldinho começou a jogar ainda adolescente no Botafogo, onde passou pelas categorias de base e chegou ao time profissional com apenas 16 anos de idade. No Brasil, passou ainda por Fluminense, Minas Tênis Clube e Internacional, dentre outros, e no exterior, defendeu equipes como as do Benetton Treviso (Itália), Basketball Antibis (França), Los Gatos de Monagas (Venezuela) e Euras Ekateremburgo (Rússia).

 

Como foi se tornar professor, depois de uma longa carreira de atleta?

Esse sempre foi meu plano, continuar trabalhando com o basquete. Quando surgiu a oportunidade de eu assumir as escolinhas do Clube Israelita e Botafogo, que foi onde comecei como treinador, eu já me alinhei. Para mim, ser professor é ser um agente educacional alinhado com as família. O que mais busco passar para meus alunos é a importância da disciplina e da concentração. Não estamos só qualificando atletas de basquete, estamos formando pessoas. Meus alunos não são só  jogadores, são meninos que confiam em mim.

 

Os alunos participam de torneios?

Hoje, no Caiçaras a categoria sub-12 já começa a disputar, esse ano, o Campeonato Estadual, junto com alunos de outros núcleos da Escola Passo Zero. Acho que os meninos precisam ser confrontados para adquirir conhecimento, tanto do próprio esporte como emocional. Nos dias de hoje, existe um forte medo da frustração, então as crianças e jovens são super protegidos. Mas entendemos que ela é importante para a construção de caráter, para adquirir força de reação às adversidades.

 

Na sua opinião, qual é o grande benefício do basquete?

Para além dos benefícios físicos – ganho de força, coordenação, resistência muscular e aprimoramento dos reflexos – o basquete, por ser um jogo dinâmico e que exige um alto grau de concentração, também desenvolve o raciocínio, os reflexos, a inteligência emocional como um todo. Mas o que mais destaco é que o basquete melhora a autoestima, na medida em que as crianças e jovens passam a fazer parte de um grupo. Muitas famílias têm dito que o basquete tem sido um grande aliado no combate a transtornos mentais, como a ansiedade e a depressão.

 

Como está a procura por vagas na escolinha?

Temos uma procura bem alta para a categoria dos menores. Estamos com vagas abertas para a turma 14+. Estão todos convidados!

 

 

 

 

 

O Clube armazena estatísticas de visitas no site para melhorar sua experiência de navegação. Entendi e continuar