Veja como foi a posse da Comodoria

No último final de semana, foi realizada a posse da Comodoria do Caiçaras.

Reeleitos para mais um mandato como Comodoro e Vice-Comodoro Geral, Victor Polonia e Evandil Bandeira Júnior agradeceram o reconhecimento do quadro social pela gestão realizada até aqui e reafirmaram o compromisso de buscar o melhor para os associados.

“No nosso entendimento, a conquista mais importante da nossa Gestão foi o desafio de assumir um Clube dividido e, após uma eleição histórica, disputada, termos conseguido ao final de dois anos integrar o clube como um todo. O nosso Projeto de ‘Um clube para TODOS os Sócios’ prosperou e conseguimos chegar ao nosso grande objetivo traduzido no artigo nº 1 do nosso Estatuto e perpetuando o espírito que sabiamente os nossos fundadores projetaram para o Caiçaras que é a união do Quadro Social em torno de objetivos comuns”, afirmou Polonia em seu discurso (confira vídeos e o texto na íntegra abaixo).

“Junto com a união de esforços, temos a sensação de percurso, de direção e de avanço. Por esta razão nos comprometemos a desenvolver um Plano Diretor de longo prazo, a fim de balizar e compatibilizar os nossos esforços atuais com os futuros e que, junto com os sentimentos de união e de unidade, possamos alinhar nossas ações e conquistas ao longo do tempo”, complementou.

Clique aqui para conferir os nomes dos Vice-Comodoros e Diretores que compõem a Comodoria.

Resultado das eleições

As eleições no Caiçaras aconteceram no último domingo, 12 de julho. A Chapa Verde foi eleita para Comodoro, Vice-Comodoro Geral e Conselho Deliberativo, recebendo 89 votos de 90 (2 nulos). A Chapa Amarela foi eleita para o Conselho fiscal com 81 votos de 82 (um nulo).

Clique nos links para conferir a apresentação e a composição das chapas.

CHAPA VERDE

CHAPA AMARELA

Discurso de posse do Comodoro

“Bom dia a todas e todos.

Ao preparar umas palavras para vocês, resolvi fazer um passeio pelo discurso de posse de 2018. Naquela ocasião iniciei minhas palavras de posse, que estão publicadas no site do Clube, procurando justificar o ‘ato de loucura’ e também de amor, de aceitar o desafio e a responsabilidade de ser Comodoro de um Clube maravilhoso e valorizado como o Caiçaras. Agora, no discurso de posse nº 2, não vou tentar explicar para vocês este ato de loucura nº 2, mas certamente passa pelo reconhecimento, apoio e carinho da grande maioria do Quadro Social, dos resultados obtidos e do Grupo de Trabalho que formamos: coeso e comprometido com o bem estar de todo o Quadro Social.

O momento agora é de reafirmação de compromissos, prestação de contas do que foi realizado e de projetar os próximos dois anos. Temos a convicção de que cumprimos o nosso Compromisso firmado com o Quadro Social, calcado na nossa Declaração de Princípios e Valores, e nas Propostas e Projetos de Gestão, também publicados no Site do Clube, sempre em linha com altos padrões de ética e profissionalismo e tendo como ‘norte’ o artigo número 1 de nosso Estatuto que é ‘integrar o quadro social em perfeita comunidade, promovendo, para esse fim, diversas e frequentes oportunidades de convívio, tais como reuniões de caráter cultural, social e a prática de desportos’.

Continuamos convictos de que esta reeleição não representa uma ‘procuração’ para gerir o Clube apenas conforme nossas convicções pessoais. Reafirmamos nossa crença de que fomos reconduzidos para sermos os ‘indutores’ da transformação dos desejos do Quadro Social em medidas concretas que os atendam. Este continua sendo o nosso principal desafio: atuarmos em direção ao ‘vetor médio’ dos desejos dos associados, sem, contudo, abandonar os fundamentos básicos das boas práticas de gestão.

Conseguimos cumprir quase a totalidade dos nossos principais projetos ao longo destes dois anos, dos quais destacamos:

  • Elaboração de um Plano Diretor de Investimentos de longo prazo, construído com ampla participação do quadro social, e já demos início a estas obras com a reforma do Caíque e a Construção da Varanda, a Obra do Aloha em fase de conclusão e em seguida a criação do ‘Estar Coberto’, integrando a Piscina, o Parque Infantil e a Varanda do Caíque.
  • Passeando pelo Clube, podemos testemunhar a revitalização de inúmeras instalações do nosso Clube tais como: as Portarias, o Caíque e sua Varanda, os brinquedos do Parquinho, a Brinquedoteca, o Ginásio (Placar, piso e pintura), a Sala de Ginástica, as salas de Pilates, a nova sala de Spinning, a ampliação das Quadras de Areia, criação da área de Futemesa, raspagem da grama sintética do campinho, reforma do piso da Quadra Poliesportiva, a reforma da iluminação de todo o Parque Aquático, a reforma de todo o sistema de aquecimento de água do Clube, a instalação de um moderno sistema de resfriamento da água da piscina para suportar o verão, reforma completa do Campão com a colocação de grama sintética de alto padrão, reforma do piso de todas as Quadras de Tênis, a revitalização do “Ombrelone” do Tênis e do Espaço Ramiro, entre outros.
  • Realizamos importantes investimentos em equipamentos e mobiliários do Clube, entre os quais destacamos o novo sistema de câmeras internas (CFTV), compra de um novo Servidor para a Área de TI, a criação de um Datacenter Backup, a reforma e revitalização constante do mobiliário do Parque Aquático, aquisição de novos brinquedos para o Infanto, etc.
  • Realizamos todo um trabalho de revitalização do nosso sistema da Alimentos e Bebidas, automatizando o atendimento, investindo em novos equipamentos, corrigindo uma série de inconformidades na cozinha, criando uma estrutura de Controladoria do setor e realizando uma nova licitação que culminou na contratação do Buffet Andrea Tinoco;
  • Promovemos uma série de eventos esportivos e recreativos para todos os públicos, culminando na realização ou reedição da Olimpíada de 2019, após 10 anos parada, com a participação de cerca de 130 atletas, em sua grande maioria Associados;
  • Realização de inúmeros eventos Sociais, culminando com um novo formato de Réveillon, quando, no último evento, contamos com a presença de cerca de 900 pessoas, em sua grande maioria Associados;
  • Aprovamos uma revisão do Regimento Interno criando um marco regulatório de “compliance” que definiu parâmetros para nortear os processos decisórios da gestão. A disciplina no respeito a estes parâmetros nos permitiu manter um orçamento ajustado e a realizar inúmeras ações, eventos, melhorias e investimentos;
  • Revisamos todos os Regulamentos Internos estabelecendo critérios isonômicos para todas as áreas e cortando os subsídios cruzados das diversas atividades do Clube;
  • Profissionalizamos e qualificamos nossa estrutura funcional, tornando-a eficiente, moderna e capacitada para executar o direcionamento dado pelo Conselho Diretor e as demandas das Diretorias;
  • Diante da Pandemia do Covid-19 enfrentamos o desafio gigantesco de manter o Clube preparado e reorganizá-lo para a reabertura da nossa Ilha em um cenário totalmente inusitado, imprevisível, dinâmico e mutante a cada dia
  • Trabalhamos continuamente na busca de uma solução definitiva para a questão do 1/3 da ilha pertencente ao Estado. Continuaremos procurando alternativas.

No nosso entendimento, entretanto, a conquista mais importante da nossa Gestão foi o desafio de assumir um Clube dividido e, após uma eleição histórica, disputada, termos conseguido ao final de dois anos integrar o clube como um todo. O nosso Projeto de ‘Um clube para TODOS os Sócios’ prosperou e conseguimos chegar ao nosso grande objetivo traduzido no artigo nº 1 do nosso Estatuto e perpetuando o espírito que sabiamente os nossos fundadores projetaram para o Caiçaras que é a união do Quadro Social em torno de objetivos comuns.

Ficamos, toda a Diretoria e eu, particularmente, imensamente felizes por termos recebido a confiança e gratos pelo apoio ao longo deste período, bem como à ampliação do nosso especial quadro de colaboradores nas Diretorias, Comissões e Conselho Diretor, porque aqui não falta é trabalho! O nosso Presidente do Conselho Deliberativo, meu querido José Kogut, e todos os membros do Nosso Conselho Deliberativo foram parceiros fundamentais nesta conquista!

Faço ainda uma menção ao nosso valoroso e qualificado Conselho Fiscal, sob a liderança do nosso ex-Comodoro Carlos Henrique que contribui de maneira efetiva e proativa com o nosso Clube, ao apresentar análises, projeções, opiniões e ressalvas, em respeito aos nossos limites estatutários.

Aproveito para, em nome do Clube, agradecer de coração àqueles que fizeram parte desta bela jornada, e em especial àqueles que por motivos pessoais estão nos deixando depois de terem prestado importantes serviços ao Clube como os Vice Comodoros(as) Marianna Mayr – Social, João Marcos Siqueira e Gustavo Bufara – Jurídico e Luiz Carlos Pereira – Tênis, além dos Diretores(as) Suzanne Muller – Beach Tênis, Arthur Azevedo e Luiz Fernando Nogueira – Futebol, Luiz Felipe Pisco – Vôlei, Marcos Carvalho – Ouvidoria, Marcos Elael – Planejamento e Controle, Arnon Flint – Compras, Hisan de Mattos – Sinuca e João Alberto Machado Alves – Natação. Ressalto e agradeço também o esforço, o comprometimento e a dedicação do nosso quadro de funcionários, que viabilizam a operação diária do nosso Caiçaras.

Para o próximo Exercício, os desafios continuam:

  • A continuidade do Plano Diretor com as fases 2 – nova cozinha, ampliação do caíque e banheiros e camarim do Salão Nobre e 3 – novo Centro Administrativo, churrasqueira e quadra poliesportiva;
  • A eterna busca pela excelência na manutenção e limpeza das nossas Instalações, equipamentos, mobiliários e jardins;
  • A contínua modernização da nossa área de TI;
  • O aprimoramento constante da nossa enorme oferta de atividades Sociais, Culturais, Gastronômicas, Recreativas, Esportivas e de Lazer, sempre buscando atender a todos os públicos;
  • Manter a disciplina orçamentária com o objetivo de oferecer sempre “mais, por menos”. Mais e melhores serviços dentro de um orçamento ajustado e controlado;
  • Continuar o processo de desenvolvimento do nosso Quadro de Colaboradores, investindo em profissionalização, capacitação e treinamento;
  • Conduzir o nosso Plano de Reabertura nesta fase de Pandemia com a disciplina e os cuidados necessários a fim de que consigamos sempre “andar para frente”;

Contaremos para esta nova missão com o suporte, o apoio e a ajuda fundamental do nosso Vice-Comodoro Geral, Evandil Bandeira Júnior, da nossa competente equipe de Vice-Comodoros há pouco nomeados, e da nossa dedicada equipe de Diretores.

Senhor Presidente e demais Conselheiros, podem estar certos de que continuaremos nos doando em prol do principal dividendo do nosso Caiçaras: a felicidade e o bem-estar de todos na nossa ilha paradisíaca! Nossa chapa chamava-se continuAÇÃO, e não era por acaso. Junto com a união de esforços, temos a sensação de percurso, de direção e de avanço. Por esta razão nos comprometemos a desenvolver um Plano Diretor de longo prazo, a fim de balizar e compatibilizar os nossos esforços atuais com os futuros e que, junto com os sentimentos de união e de unidade, possamos alinhar nossas ações e conquistas ao longo do tempo.

Finalizo ratificando o chamado de UNIÃO feito há dois anos e que foi amplamente abraçado pelo Quadro Social. Todos nós temos algo importante em comum: o amor pelo Caiçacas. Vamos permanecer fora da trincheira das nossas convicções pessoais, entendendo os pontos de vista alheios, respeitando o bem comum e seguirmos construindo um Clube ainda melhor. Reitero a importância de continuarmos trabalharmos JUNTOS e a cada dia por este bem tão valioso, que é poder conviver em paz e harmonia em um ambiente maravilhoso e privilegiado como o nosso! Muito Obrigado!”

Victor Polonia