Velejar, uma experiência compartilhada. Confira a entrevista com o técnico Victor Martins
O mundo da Vela costuma aproximar pessoas, principalmente porque, na água, a ajuda mútua é uma regra de comportamento. Essa é só uma das vantagens do esporte para Victor Martins, que há mais de 10 anos atua como treinador. Conversamos com Victor, que é o técnico da Lagoa Vela – a Escola de Vela do Caiçaras desde 2015 – para esta edição da newsletter.
Como foi sua trajetória na Vela?
Comecei a velejar de Optimist aos 5 anos de idade. Fui campeão sul-americano Jr de Snipe em 2007 e vice-campeão geral em 2008. Em 2021, fui convidado para ser treinador da equipe brasileira de Optimist no Campeonato Sul-Americano, em Mar del Plata, e em 2022, no Campeonato Norte-Americano, nas Bahamas.
Quais os benefícios da Vela?
A Vela é um esporte incrível que estimula o contato com a natureza e aproxima pessoas. Os alunos desenvolvem autoconfiança, autonomia e senso de responsabilidade, dentre outras habilidades.
Como funciona a Escola de Vela no Caiçaras?
Nossa escola forma velejadores nas modalidades Optimist, Dingue, Laser e Snipe. Nas aulas, são ensinados os conceitos fundamentais da vela, montagem de barcos e técnicas de navegação. Há aulas para crianças e adultos.
Os alunos participam de competições?
Após ganhar experiência, o aluno tem a oportunidade de participar da Flotilha, que é uma turma focada em competições. As crianças da Flotilha possuem a oportunidade de participar de campeonatos por todo o Brasil e também campeonatos internacionais. No ano de 2021, por exemplo, no aluno Daniel Holck (sócio do Caiçaras) teve a oportunidade de participar de um Campeonato na Argentina. Assim, além do contato com a natureza, a Vela te proporciona o contato com diversas culturas e é um ótimo meio de fazer amizades.