Vôlei master em foco: confira a entrevista com o técnico Rafael
Técnico dos times master masculino e feminino de vôlei do Caiçaras, Rafael Melo está cheio de expectativas para 2023. Enquanto as equipes femininas 40+ e 50+ vencem um amistoso depois do outro e já têm novas partidas marcadas, a equipe masculina 50+ busca a adesão de mais atletas, já que também começa a enfrentar outros times em amistosos.
Sócio da Set Point, que coordena o vôlei no clube, Rafael curte o desafio. A carreira de técnico começou ainda no tempo da faculdade de Educação Física, com o time de vôlei feminino da UFRJ, que disputava os principais campeonatos universitários. A partir daí, investiu na sua formação:
“Por causa da minha altura, não tive a oportunidade de ser um atleta federado. Então, fui fazer os cursos de treinadores, de quadra e de praia, da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), dentre outros”.
Depois de passagens pelo Tijuca Tênis Clube, Botafogo e Escola de Vôlei do Betinho, além do projeto social Instituto Compartilhar, do técnico Bernardinho – neste, atuando até hoje –, Rafael recebeu o convite para ser o técnico do time de vôlei de praia da Set Point, da qual hoje é sócio. A empresa esportiva assumiu o vôlei no Caiçaras em 2019.
Este mês, Rafael deixa a coordenadoria das escolinhas, que passa a ser assumida por outra sócia, a Luana. A ideia é se dedicar ainda mais às equipes master.
“Foi um grande desafio começar a treinar, juntas, ex-atletas de alto rendimento que estavam voltando a jogar e alunas da escolinha com menos experiência, começando a aprender o sistema de jogo. Mas montamos um time forte e unido e que ganha a cada dia mais a adesão de sócias. As atletas têm se empenhado em melhorar a parte física, com musculação, e temos treinado muito. Com o esforço de todos, estamos conquistando cada vez mais nosso espaço no meio do vôlei carioca”, conta ele.