9 de março de 2023

Balé e jazz para diferentes públicos: confira a entrevista com Leticia Infante

Fundado há mais de 30 anos, o Espaço Arte em Movimento já teve entre seus alunos Debora Colker, Adriana Garambone, Fernanda Abreu e Thales Pan Chacon. Fundado pela bailarina, coreógrafa e diretora artística Leticia Infante, a escola de dança formou grandes nomes, como Carlos Laerte, que está coreografando para o Theatro Municipal. Teve na plateia o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e Dona Ruth, assistindo suas netas. Desde 2017, a Arte em Movimento tem uma unidade no Clube dos Caiçaras, onde são ministradas aulas de balé e jazz para crianças, jovens e adultos. Conversamos com Leticia, desde 2009 tem como sócia a produtora cultural Angela Infante. Cunhada de Leticia, Angela já produziu mais de 30 musicais, dentre eles o clipe “Vem dançar”, da Xuxa, e é CEO da Arte em Movimento.

 

Como nasceu o Espaço Arte em Movimento?

Comecei no balé ainda criança e tive grandes mestras. Aos 14 anos, ingressei na Escola de Dança do Theatro Municipal. Tive ainda aulas de dança afro-brasileira, dança moderna, entre outras formações.  Por volta de 1985, após uma pausa na dança para ter meus filhos, voltei a fazer aulas de balé. Em 1989, eu morava em São Conrado quando encontrei no bairro um espaço fantástico. Junto com a bailarina Luciana Moreira e com minha mãe, Vera Infante, que era exímia pianista, fundei o Espaço Arte em Movimento. Todas as aulas de balé eram com piano ao vivo e da melhor qualidade. Hoje, já são mais de 60 espetáculos de teatro e dança em que atuei, coreografei ou dirigi.  Atualmente desenvolvo pesquisas em performance, dançaterapia e estilos de vida que respeitem o ecossistema.

 

Como são as aulas de balé e jazz para crianças e adultos?

As aulas são adaptadas para atender às necessidades e habilidades dos diferentes públicos. Para as crianças, são projetadas para serem divertidas, criativas e educacionais. Os alunos fazem aquecimento para preparar o corpo para os movimentos mais desafiadores, exercícios de técnica básica e aprendem a se expressar através do movimento, criando coreografias simples, que desenvolvem sua criatividade e habilidades artísticas. As aulas para os adultos são adaptadas para diferentes níveis de habilidade, desde iniciantes até avançados.

 

E quais os benefícios da dança?

Além dos benefícios físicos, como melhora da postura, coordenação motora, flexibilidade e força, as aulas para crianças também têm benefícios sociais. Elas aprendem a trabalhar em grupo, a respeitar os outros e a compartilhar ideias. Também desenvolvem sua autoestima e confiança, enquanto exploram a expressão artística e criativa. No caso do jazz, as aulas para crianças são mais animadas e focadas em movimentos mais dinâmicos, como saltos e giros, combinados com passos de dança mais modernos. Para adultos, a prática do balé também pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar a qualidade do sono.

 

Como os espetáculos ajudam na evolução das alunas e dos alunos?

Os espetáculos ajudam, para começar, no desenvolvimento de habilidades técnicas: ao participar dos ensaios e da preparação, os alunos e alunas têm a oportunidade de se aprimorar em diferentes estilos de dança, como o balé, o jazz, o contemporâneo e danças urbanas. As apresentações também permitem que os alunos explorem sua expressão artística e criativa. Eles aprendem a interpretar personagens, contar histórias através do movimento e desenvolvem sua própria sensibilidade artística. Ao receber aplausos e reconhecimento pelo seu trabalho, ganham autoconfiança e autoestima. A participação em espetáculos ainda ajuda no desenvolvimento do trabalho em equipe e da disciplina e perseverança.

 

Como vocês trabalham com alunos que querem se preparar para dançar profissionalmente?

Para os alunos que desejam seguir carreira profissional na dança a escola pode oferecer um programa mais rigoroso e especializado, com aulas de técnica avançada, aulas de pontas (no caso do balé clássico), aulas de variação, repertório e preparação física. Além disso, a escola pode oferecer orientação profissional para os alunos, com informações sobre como ingressar em uma faculdade de dança, como preparar um currículo, como se preparar para audições e como se apresentar em entrevistas. É importante ressaltar que a preparação para dançar profissionalmente é um processo longo e exigente, que requer dedicação, disciplina e perseverança. Por isso, é importante que os alunos estejam dispostos a se dedicar integralmente à dança, praticando diariamente e participando de workshops e cursos para aprimorar sua técnica e conhecimento.

 

 

 

O Clube armazena estatísticas de visitas no site para melhorar sua experiência de navegação. Entendi e continuar