Conexão corpo e mente: confira a entrevista com o professor de Pilates Clepton Corrêa
Cada vez mais procurado por pessoas de todas as idades, o Pilates oferece um trabalho global e integrado, levando a um bom condicionamento físico e a uma maior consciência corporal. Conversamos com Clepton Corrêa, do Studio Trâmite, que é instrutor de Pilates há mais de 20 anos e opera no Caiçaras desde 2004. Fisioterapeuta, especializado em Reeducação Postural Global (RPG) e pós-graduado pelo Albert Einstein (SP), Clepton era ainda um estudante de fisioterapia quando começou a trabalhar com Pilates. Na época, só havia dois estúdios de Pilates no Rio de Janeiro.
Quais benefícios a prática do Pilates oferece ao corpo?
O Pilates proporciona ao praticante a tonificação dos músculos, a melhora da flexibilidade e da capacidade do corpo em se movimentar, contribui para uma maior consciência corporal, melhorando a postura, e ainda melhora a capacidade cardiorrespiratória. Sem contar que favorece a concentração, uma vez que envolve princípios que propõem a perfeita coordenação entre corpo e mente.
Qualquer pessoa pode praticar?
Sim, aqui no clube temos praticantes de 12 a 90 anos de idade e com diferentes objetivos. É preciso estar atento à qualificação profissional do instrutor, o aluno precisa ser bem instruído.
Que tipo de massagem você aplica e como ela é feita?
O trabalho com a massagem começou há cinco anos. Hoje com 15 massoterapeutas, disponibilizamos mais de 10 terapias diferentes de massagem/spa, além da inclusão do serviço de estética facial e corporal coordenado por uma esteticista e massoterapeuta. Temos massagem clínica/terapêutica, modeladora, desportiva, relaxante, além de drenagem linfática, reflexologia, liberação miofascial e shiatsu. Nosso spa também oferece bambuterapia, kinesio tape, pantala, pedras quentes e ventosaterapia, além de limpeza de pele e revitalização facial.
Você acha que as pessoas estão buscando cada vez mais práticas que tragam equilíbrio corporal e mental?
Com certeza, e o Pilates supre muito bem essa busca, pois permite o condicionamento físico aliado a um momento de diminuir o ritmo na atribulada rotina do dia a dia.